Encontro discute a volta da curva de nível na região da estrada do Begalli

Encontro discute a volta da curva de nível na região da estrada do Begalli Destaque

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente realizou nesta tarde de sexta-feira, 3 de junho, uma reunião com agricultores da Estrada do Begalli, próximo à divisa com Arapongas, com a presença do Secretário da pasta Paulo Gripp, o Secretário de Infraestrutura Wanderlei Massucci, a Agrônoma Lilian Schauff, Antonio Mendonça, representante do Sindicato Rural de Rolândia e mais12 proprietários rurais da  localidade.

A reunião teve como pauta o comprometimento dos agricultores que deverão iniciar a construção das curvas de nível em suas propriedades para a contenção do escoamento das águas, evitando-se que sejam canalizadas para a estrada. Paralelamente ao trabalho assumido, a Prefeitura, através das Secretarias afins,  se comprometeu a levantar o leito da estrada que faz parte do projeto que deverá ser apresentado em 30 dias para a  Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (ADAPAR). 

Este órgão fiscalizador do Estado vem notificando os proprietários rurais que adotaram o plantio direto em suas propriedades e retiraram as curvas de nível com o intuito de aumentar a área de plantio e facilitar sua colheita. Mal sabiam que problemas de escoamento das águas pluviais viriam a causar tamanho problema com o assoreamento do leito trafegável das estradas que se tornaram “calhas” de condução de material superficial para os rios.

Segundo Paulo Gripp “todo esse processo é um passo inicial para que agricultores do Município venham a se adequar corrigindo os erros e retornar ao processo anterior com a criação das curvas de nível em suas propriedades, fato este que foi motivo de reunião com o Ministério Público no último dia 25 de maio, nas dependências do Sindicato Rural, onde o MP apontou e orientou aos agricultores quanto às irregularidades ocasionadas pelas práticas inadequadas na conservação do solo rural”.

Os agricultores estão sendo notificados pela ADAPAR, para apresentação em 30 dias de projeto técnico para as devidas correções do solo e a Prefeitura a realizar os serviços para a correção do leito transitável e levantamento do leito da estrada.Os serviços estão previstos para primeira quinzena de agosto durante a entre safra.

Da Assessoria. 

Sobre o Autor

Sou formado em Marketing & Propaganda (2004) e também em Jornalismo (2015) pela Unopar. Trabalho com Comunicação Social há mais de 15 anos e sou  proprietário do Jornal Manchete do Povo.

Itens relacionados (por tag)

  • Rolândia e região receberá patrulha rural

    Por meio do trabalho do deputado estadual Cobra Repórter junto à Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB) o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Regional da Bacia do Ribeirão Cafezal (CIDREBAC), formado pelas cidades de Londrina, Cambé, Rolândia e Londrina vai receber uma patrulha rural que fará as obras de adequação, readequação, manutenção e melhorias em estradas rurais dos municípios.

    O deputado Cobra Repórter foi responsável pela articulação da reativação do consórcio e pela inclusão da cidade de Cambé no mesmo. O anúncio da aquisição das máquinas foi feito pela SEAB nesta terça (23), já abriu licitação para aquisição de mais sete patrulhas, está investindo R$ 20,6 milhões na compra e uma delas virá para o CIDREBAC.

    A patrulha rural é composta por dois caminhões de 10 metros cúbicos, um caminhão-comboio com capacidade de 5 mil litros, uma motoniveladora, um rolo compactador, uma pá-carregadeira, um trator de esteira e uma escavadeira hidráulica. A previsão da chegada dessas máquinas nos Núcleos Regionais ocorrerá a partir da segunda quinzena de fevereiro, segundo a SEAB.

    “A manutenção de estradas rurais é uma das maiores demandas dos municípios, em especial neste período de chuvas intensas. Fica muito pesado para um município adquirir o conjunto de máquinas, mas em consórcio e com o apoio do Governo do Estado, fica mais fácil e ágil”, reforçou Cobra Repórter.

    Ainda de acordo com a SEAB, as máquinas serão repassadas aos consórcios por meio de termo de convênio com cláusula de cessão de uso por um período de dois anos. Os consórcios terão atribuições como contratação de pessoal administrativo, técnico e operacional além das despesas com transporte de máquinas, combustíveis, aquisição de tubos e manutenções, além de organizar reuniões junto aos moradores lindeiros a estrada.

  • Decreto prevê multa para donos de cavalos soltos nas ruas

    Prefeitura tenta solucionar problemas de animais nas vias públicas que estão causando acidentes e colocando em risco a vida da população

  • Onça volta aparecer em Rolândia e assusta moradores de área rural

    Uma onça-parda está assustando os moradores da zona rural de Rolândia, no norte do Paraná. De acordo com informações de agricultores, o felino de grande porte já foi visto em diversos locais da Comunidade do Deizinho do Vermelho e muitos moradores fizeram vídeos e fotografias do animal.

    Moradores da localidade acrescentaram que a onça-parda, nome comum da Puma concolor, sobe tranquilamente e fica sentada no galho de um pé de castanha.

    A Polícia Ambiental foi informada sobre a presença da Puma e uma equipe da corporação foi até a localidade, mas não capturou o animal porque ali é o habitat dele. Embora desperte medo nos moradores da Comunidade do Deizinho do Vermelho, a onça não atacou ninguém durante seus passeios.

    Fonte: TNOnline

    Relembrando: 

    Onça suçuarana é capturada em Rolândia

    Uma onça foi encontrada embaixo de um carro em uma oficina mecânica na manhã desta quinta-feira (25), na Vila Oliveira, em Rolândia. O animal foi encontrado por volta das 7h pelo proprietário da empresa

    Assista a matéria 

     

     

Localização

Rua: Alfredo Moreira Filho
N°: 362
CEP: 86600-003
Rolândia - PR

Mapa

O Jornal

Manchete do Povo - Mais de 3 mil exemplares todos os sábados em mais de 140 pontos da cidade.

Contato

Telefone: (43) 3016 0201

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fale conosco

News Letter

Receba nossas novidades por e-mail

logo-manchete-do-povo-rodape