Programa para recuperação e preservação de microbacias é retomado

Programa para recuperação e preservação de microbacias é retomado Destaque

O programa trará benefício para toda a população com a conservação dos recursos hídricos, fertilidade do solo e preservação do meio ambiente

O Programa de Gestão de Solo e Água em Microbacias é uma iniciativa do governo do estado do Paraná, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), cujo objetivo é recuperar e manter a capacidade produtiva dos recursos naturais, com base na gestão de microbacias hidrográficas.

Com uma estrutura multiorganizacional o Instituto Emater coordena as funções de liderança na organização dos comitês gestores regionais e locais, na seleção das microbacias a serem trabalhadas, na organização das consultas públicas, encaminhamento das demandas e orientação técnica aos agricultores.

Em Rolândia a microbacia escolhida para ser recuperada foi a do Ribeirão Cafezal que contempla uma área de 5 mil hequitares e 90 propriedades rurais. No município o Ribeirão Cafezal é banhado pelos córregos Marabu, Amoreira, Caviúna, Ciclone e Pedroso e desemboca no Rio Tibagi.

Na última terça (09) foi realizada uma reunião na sede do Sindicato Patronal Rural com os envolvidos para a formação de um novo comitê gestor municipal. O Agrônomo da EMATER e Coordenador Regional do Programa, Ildefonso Sofá Haas, iniciou a organização do comitê de Rolândia juntamente com os presentes. O Comitê ficou formado então por representantes da EMATER Rolândia, secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Sindicato Patronal Rural, Cooperativas Integrada e Cocamar, Ruralservice e quatro agricultores representando a classe.

No próximo deia 18 está marcada uma reunião a partir das 8 horas com toda a comunidade, principalmente os moradores e donos das propriedades que fazem parte da microbacia, com objetivo de levantar as necessidades de cada área.

A previsão é que até o dia 30 deste mês seja fechado o plano de trabalho que servirá de base para um convênio da Prefeitura a ser feito com o Estado. Assim Rolândia poderá então receber aproximadamente 210 mil reais em recursos, com limite de até oito mil por agricultor, para atender as necessidades específicas de cada área de acordo com o levantamento feito pelo comitê.

Ildefonso explica que, a princípio todos que estão nesta microbacia serão beneficiários, porém o recurso é prioritário para aqueles enquadrados na agricultura familiar, possuidores do DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf).

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Gilberto São João, entende que a prefeitura será responsável pelo repasse dos recursos e também pela execução de algumas ações através da secretaria de Infraestrutura. Uma das principais demandas para ele é a adequação das estradas rurais. Porém para a conservação das estradas é preciso também a colaboração dos produtores. “É muito importante a integração de todos, o poder público, agricultores, assistência técnica e se preciso até envolver a promotoria pública”, orienta.

Gilberto destaca a importância do trabalhar em conjunto para que o programa de fato traga resultados.

Participante do comitê, Liliane Oliveira Shauff representando a empresa Ruralservice entende que a importância do programa é coletiva, pois o benefício não é só para as pessoas que moram na microbacia, mas de toda a população devido o ganho econômico, social e ambiental.

Agregam-se no escopo do programa novas estratégias, tais como: atuação em manejo e conservação do solo e da água em pelo menos uma microbacia em cada município do Paraná; ações integradas de vários programas ambientais, sociais e produtivos, com forte participação popular e base técnica; integração maior com o Plano Estadual de Gestão de Estradas Rurais, orientando-o em bases conservacionistas; capacitação de prefeituras municipais, assistência técnica e comunidades locais e linhas de crédito para recuperação e manutenção dos recursos naturais.

Sobre o Autor

Sou formado em Marketing & Propaganda (2004) e também em Jornalismo (2015) pela Unopar. Trabalho com Comunicação Social há mais de 15 anos e sou  proprietário do Jornal Manchete do Povo.

Localização

Rua: Alfredo Moreira Filho
N°: 362
CEP: 86600-003
Rolândia - PR

Mapa

O Jornal

Manchete do Povo - Mais de 3 mil exemplares todos os sábados em mais de 140 pontos da cidade.

Contato

Telefone: (43) 3016 0201

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fale conosco

News Letter

Receba nossas novidades por e-mail

logo-manchete-do-povo-rodape