Viapar fecha estrada vicinal que liga Rolândia e Arapongas sem pedágio

Viapar fecha estrada vicinal que liga Rolândia e Arapongas sem pedágio Destaque

A concessionária Viapar fechou, na manhã desta segunda-feira (5), a Estrada do Ceboleiro, vicinal que liga Rolândia a Arapongas. Por volta das 5h, a concessionária abriu valas no curso da via e colocou blocos de concreto para impedir a passagem de motoristas. A estrada voltou a ser usada como alternativa não pedagiada entre os dois municípios. 


Reprodução/Whatsapp/Grupo Folha
Reprodução/Whatsapp/Grupo Folha
 



A via, fechada desde 2007, foi reaberta no sábado retrasado (27 de maio) pelo movimento Tarifa Zero. Segundo o vereador João Ardigo (PSB), que integra o movimento, a Estrada do Ceboleiro existe desde 1942. 


Reprodução/Whatsapp/Grupo Folha
Reprodução/Whatsapp/Grupo Folha



No entanto, após a concessão do trecho da BR-369, a Viapar obteve em 2007 na Justiça uma liminar que obrigava a Prefeitura de Rolândia a manter a vicinal bloqueada, por ser considerada rota de fuga. "Depois a Copel instalou postes lá e ela ficou esquecida. Mas, quando Mandaguari abriu uma estrada alternativa, nosso movimento resolveu fazer o nosso", diz. A sociedade civil organizada arrecadou recursos e reabriu o trecho, liberando a passagem. 


Reprodução/Whatsapp/Grupo Folha
Reprodução/Whatsapp/Grupo Folha



O vereador diz que a base do Tarifa Zero é o artigo quinto da Constituição Federal, que garante o direito de livre locomoção a todos os brasileiros. "Se a pessoa não tem dinheiro para pagar pedágio, fica impedida de chegar até a cidade vizinha", justifica. Ele ainda afirma que o movimento se reúne nesta terça-feira (6) para decidir o que fazer e que uma ação civil pública será impetrada na Justiça para liberar a passagem aos moradores.

Em seu site, a concessionária defende que a liberação de pedágios apenas para os moradores das cidades vizinhas seria uma injustiça, porque as rodovias ligam vários municípios, e que o tráfego pelas rodovias é livre, mas não gratuita – taxas de licenciamentos e manutenção de veículos e até os custos para obter carteira de habilitação são citados para justificar a tese. 

Em nota de esclarecimento, a Viapar afirma que, em 14 de setembro de 2006, ingressou com ação judicial na Vara Cível de Arapongas, buscando o fechamento da rota de fuga em questão, obtendo, em 14 de março de 2007, decisão favorável junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). 

"Em atenção ao estabelecido em Lei, decisão Judicial, prejuízos aos lindeiros, interesse público e perda de receita de ISSQN decorrentes da Rota de Fuga ali instalada, o Município de Arapongas firmou dois termos de acordo, respectivamente em 23/11/2012 e 26/10/2016, os quais se encontram vigentes, buscando a extinção e instalação de novas rotas de fuga ao pagamento do pedágio junto aos limites do Município de Arapongas", explica a nota. 

"As interferências legais citadas acima não alteraram a configuração original da estrada, a qual permite em sua atualidade ser utilizada pelos usuários. Após a abertura da rota de fuga em 27/05/2017, a Viapar encaminhou ofício ao Município de Arapongas para as devidas providências. A rota de fuga foi fechada nesta data com ciência do Município Arapongas", esclarece a empresa. (Colaborou Fernanda Circhia) 

(Atualizada às 17h35)

Luís Fernando Wiltemburg - Redação Bonde

Sobre o Autor

Sou formado em Marketing & Propaganda (2004) e também em Jornalismo (2015) pela Unopar. Trabalho com Comunicação Social há mais de 15 anos e sou  proprietário do Jornal Manchete do Povo.

Itens relacionados (por tag)

  • Vereador de Arapongas é preso em operação do Gaeco

    O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) realizou uma operação nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (09) na Câmara Municipal de Arapongas

  • Confira as principais ocorrências de Rolândia e região.

    Bandido é baleado após fazer dono de lanchonete como refém em Rolândia

    Dois bandidos realizaram um assalto a uma lanchonete, localizada na vila-oliveira, em Rolândia. O fato ocorreu no início da madrugada desta quinta-feira (13), na rua Topázio. Os assaltantes foram muito violentos com as vítimas e chegaram a efetuar um disparo de arma de fogo, que atingiu a parede da lanchonete.

    De acordo com a Polícia, o proprietário do estabelecimento foi abordado pelos dois elementos, no lado de fora da lanchonete e levado junto em seu veículo pelos bandidos. Um deles, ficou durante todo o roubo, com a faca encostada no pescoço da vítima, enquanto o outro bandido encostava um revolver em sua barriga.


    Duas pessoas que presenciaram a situação, seguiram os bandidos e repassaram para a Polícia. Uma viatura da Rádio Patrulha (RPA), em patrulhamento pela avenida Presidente Vargas, cruzou com o veículo indo sentido à Arapongas. 


    Foi solicitado o apoio de mais viaturas, pois os elementos estavam armados e o proprietário da lanchonete estava como refém no veículo. Durante uma tentativa de abordagem, próximo ao pedágio, um dos assaltantes desceram atirando contra a Polícia, que revidou e acabou baleando um deles na região pélvica. O que havia atirado contra os policiais, conseguiu fugir, mas foi preso pela ROTAM de Arapongas momentos depois. 

    O indivíduo que foi detido, foi identificado como Evandro Neves Valentin, de 21 anos. Já o outro, que foi baleado, é um adolescente de 15 anos, que reside no jardim Itália, em Rolândia. 

    Fotos e texto: Portal Rolândia 190

     

    Jovem empreende fuga e é apreendido 

    Em Rolândia, na manhã desta quinta-feira, próximo ao Km 176 da BR 369, foi da dá ordem de parada pela Policia Federal a um veículo GM Vectra, placas de Campinas/SP, que empreendeu fuga, sendo abordado após breve acompanhamento tático.

    O condutor, de 20 anos, não possuía habilitação e com ele foram encontrados aproximadamente 5g de substância análoga à maconha. Diante dos fatos, o indivíduo foi encaminhado para a Delegacia de Rolândia e o veículo, com débitos de licenciamento, foi apreendido.

     

    Várias armas de fogo são apreendidas com caçadores

    Em atendimento a varias denúncias de que pessoas estariam praticando caça de animais no local conhecido como Fazenda Floresta, mais precisamente nas proximidades do Rio Imbituvão, o qual estava com dois veículos, utilizando cães e embarcação, praticando caça na região. Diante o fato a equipe policial deslocou até o endereço, onde avistou um veículo em meio a uma área de lavoura utilizando de um farolete com luz auxiliar focando a área, prática usual de caçadores. A equipe fez a abordagem de 06 homens, com idades de 51, 31, 45, 3, 40 e 36 anos. 02 destes estavam na caçamba da caminhonete. Ao realizar a abordagem inicialmente negaram que estariam  com armas de fogo, fato em que a equipe iniciou uma busca minuciosas na área e foram encontradas duas armas de porte há cerca de 05 metros do veículo, sendo um revolver Taurus calibre .36, carregado com 05 munições intactas, uma pistola Glok, municiada com 11 munições intactas e há cerca de 20 metros foram encontradas duas armas longas, sendo duas espingardas calibre .12, uma semi-automática com 03 munições e outra com cano duplo com duas munições. Questionados sobre as armas confirmaram que estava portando as mesmas. A guarnição com os detidos deslocou até o acampamento às margens do Rio Imbituvão, onde foi realizada vistoria no veículo e foi encontrada a pistola Taurus PT 58 HC PLUS, com número de série encoberta por uma mira "lazer" com 29 munições e uma capa de espingarda contendo 08 munições .36 intactas. Em revista na jaqueta de um dos abordados foram encontradas 03 munições intactas de calibre .12. Também foram apreendidos 01 farolete, 01 bateria 90 amperes, um rádio comunicador tipo HT e um celular. Diante do fato foi dado voz de prisão aos envolvidos e encaminhados sem uso de algemas a 13º Subdivisão Policial para lavratura do flagrante   ENCAMINHAMENTO: 13ª SDP

     

    Chuva causou estragos na cidade de Cambé no KM12 

     

    Grandes e estragos da chuva que ocorreu no final da tarde desta quarta-feira (12/04),

    na Cocamar no KM 12 (Estrada da Prata) em Cambé

    PORTAL CAMBÉ 

     

    Aeronave caiu em um canavial na cidade de Bandeirantes

    Via Repórter da Hora com Adenilson

     

    Guarda Municipal apreende maconha na região Central

    A Guarda Municipal (GM) de Ponta Grossa apreendeu, na noite de ontem (12), cerca de meio quilo de maconha em posse de um jovem na Praça Barão do Rio Branco. O rapaz estava acompanhado de outros dois colegas quando foi flagrado em atitude suspeita pelos agentes da GM. Feita a abordagem foram encontrados 492 gramas de maconha dentro de uma mochila que estava em poder do menor. O adolescente foi encaminhado a delegacia 13º Distrito onde foram tomadas as decisões cabíveis.

    Ascom Ponta Grossa

  • Carro capota em Rolândia e mulher é encaminhada para o São Rafael com ferimentos graves

    Na tarde desta quinta-feira (09) ás 16h50 o SIATE (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência) atendeu duas vítimas em uma Saveiro - com placa de Arapongas - que capotou na BR 369 próximo a lagoa São Fernando.

    Segundo o Coro de Bombeiros ás vítimas são, Querem Gemima Ruiz, 18 anos, não teve ferimentos e Betânia Crista de Souza, 39 anos, com ferimentos considerados graves, mas sem risco à vida. Ambas foram encaminhadas para o Hospital São Rafael.

    ASSISTA IMAGENS DO ATENDIMENTO

Localização

Rua: Alfredo Moreira Filho
N°: 362
CEP: 86600-003
Rolândia - PR

Mapa

O Jornal

Manchete do Povo - Mais de 3 mil exemplares todos os sábados em mais de 140 pontos da cidade.

Contato

Telefone: (43) 3016 0201

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fale conosco

News Letter

Receba nossas novidades por e-mail

logo-manchete-do-povo-rodape