Viapar fecha estrada vicinal que liga Rolândia e Arapongas sem pedágio

Viapar fecha estrada vicinal que liga Rolândia e Arapongas sem pedágio Destaque

A concessionária Viapar fechou, na manhã desta segunda-feira (5), a Estrada do Ceboleiro, vicinal que liga Rolândia a Arapongas. Por volta das 5h, a concessionária abriu valas no curso da via e colocou blocos de concreto para impedir a passagem de motoristas. A estrada voltou a ser usada como alternativa não pedagiada entre os dois municípios. 


Reprodução/Whatsapp/Grupo Folha
Reprodução/Whatsapp/Grupo Folha
 



A via, fechada desde 2007, foi reaberta no sábado retrasado (27 de maio) pelo movimento Tarifa Zero. Segundo o vereador João Ardigo (PSB), que integra o movimento, a Estrada do Ceboleiro existe desde 1942. 


Reprodução/Whatsapp/Grupo Folha
Reprodução/Whatsapp/Grupo Folha



No entanto, após a concessão do trecho da BR-369, a Viapar obteve em 2007 na Justiça uma liminar que obrigava a Prefeitura de Rolândia a manter a vicinal bloqueada, por ser considerada rota de fuga. "Depois a Copel instalou postes lá e ela ficou esquecida. Mas, quando Mandaguari abriu uma estrada alternativa, nosso movimento resolveu fazer o nosso", diz. A sociedade civil organizada arrecadou recursos e reabriu o trecho, liberando a passagem. 


Reprodução/Whatsapp/Grupo Folha
Reprodução/Whatsapp/Grupo Folha



O vereador diz que a base do Tarifa Zero é o artigo quinto da Constituição Federal, que garante o direito de livre locomoção a todos os brasileiros. "Se a pessoa não tem dinheiro para pagar pedágio, fica impedida de chegar até a cidade vizinha", justifica. Ele ainda afirma que o movimento se reúne nesta terça-feira (6) para decidir o que fazer e que uma ação civil pública será impetrada na Justiça para liberar a passagem aos moradores.

Em seu site, a concessionária defende que a liberação de pedágios apenas para os moradores das cidades vizinhas seria uma injustiça, porque as rodovias ligam vários municípios, e que o tráfego pelas rodovias é livre, mas não gratuita – taxas de licenciamentos e manutenção de veículos e até os custos para obter carteira de habilitação são citados para justificar a tese. 

Em nota de esclarecimento, a Viapar afirma que, em 14 de setembro de 2006, ingressou com ação judicial na Vara Cível de Arapongas, buscando o fechamento da rota de fuga em questão, obtendo, em 14 de março de 2007, decisão favorável junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). 

"Em atenção ao estabelecido em Lei, decisão Judicial, prejuízos aos lindeiros, interesse público e perda de receita de ISSQN decorrentes da Rota de Fuga ali instalada, o Município de Arapongas firmou dois termos de acordo, respectivamente em 23/11/2012 e 26/10/2016, os quais se encontram vigentes, buscando a extinção e instalação de novas rotas de fuga ao pagamento do pedágio junto aos limites do Município de Arapongas", explica a nota. 

"As interferências legais citadas acima não alteraram a configuração original da estrada, a qual permite em sua atualidade ser utilizada pelos usuários. Após a abertura da rota de fuga em 27/05/2017, a Viapar encaminhou ofício ao Município de Arapongas para as devidas providências. A rota de fuga foi fechada nesta data com ciência do Município Arapongas", esclarece a empresa. (Colaborou Fernanda Circhia) 

(Atualizada às 17h35)

Luís Fernando Wiltemburg - Redação Bonde

Sobre o Autor

Sou formado em Marketing & Propaganda (2004) e também em Jornalismo (2015) pela Unopar. Trabalho com Comunicação Social há mais de 15 anos e sou  proprietário do Jornal Manchete do Povo.

Itens relacionados (por tag)

  • Carreta tomba e causa transtornos no trânsito de Rolândia

    Na manhã desta quinta (8), Rolândia amanheceu com o transito da BR 369 congestionado, o motivo foi um acidente ocorrido no fim da noite desta quarta (7)

  • Arapongas vai realizar neste domingo a 2ª edição do Circuito do Chopp

    Atletas de toda a região vão disputar neste domingo, a partir das 8h30, em Arapongas, o 2º Circuito do Chope, com a largada acontecendo no Clube dos Engenheiros e Arquitetos de Arapongas, no Jardim Caravele. O percurso será de 5 quilômetros, passando pelas ruas do Conjunto Paraná.

    A personal trainer Aparecida Maria Franzon, a Cidinha, da Bio Eventos, coordenadora geral da prova pedestre, disse que a competição já teve a inscrição encerrada e terá a presença de 100 participantes, reunindo atletas de Arapongas, Apucarana, Jandaia do Sul, Londrina, Rolândia, Mauá da Serra e Astorga. Alguns corredores da equipe apucaranense Pé Vermelho já garantiram participação.

    De acordo com Cidinha, só será permitido a participação do atleta na corrida com a camiseta do evento. Ela ainda destacou que na metade da prova haverá um ponto de hidratação com chope e água. “Aí o atleta escolhe o que ele vai beber”, disse a coordenadora. Ao final da competição os participantes recebem medalhas e canecas de chope.

    A Bio Eventos também vai promover nos próximos dias a 5ª edição da Prova Adventure, com a competição podendo ocorrer no Molipark. “A prova deve acontecer no final de março ou início de abril”, disse Cidinha. 

    tnonline.uol.com.br

  • Rolândia e região receberá patrulha rural

    Por meio do trabalho do deputado estadual Cobra Repórter junto à Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB) o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Regional da Bacia do Ribeirão Cafezal (CIDREBAC), formado pelas cidades de Londrina, Cambé, Rolândia e Londrina vai receber uma patrulha rural que fará as obras de adequação, readequação, manutenção e melhorias em estradas rurais dos municípios.

    O deputado Cobra Repórter foi responsável pela articulação da reativação do consórcio e pela inclusão da cidade de Cambé no mesmo. O anúncio da aquisição das máquinas foi feito pela SEAB nesta terça (23), já abriu licitação para aquisição de mais sete patrulhas, está investindo R$ 20,6 milhões na compra e uma delas virá para o CIDREBAC.

    A patrulha rural é composta por dois caminhões de 10 metros cúbicos, um caminhão-comboio com capacidade de 5 mil litros, uma motoniveladora, um rolo compactador, uma pá-carregadeira, um trator de esteira e uma escavadeira hidráulica. A previsão da chegada dessas máquinas nos Núcleos Regionais ocorrerá a partir da segunda quinzena de fevereiro, segundo a SEAB.

    “A manutenção de estradas rurais é uma das maiores demandas dos municípios, em especial neste período de chuvas intensas. Fica muito pesado para um município adquirir o conjunto de máquinas, mas em consórcio e com o apoio do Governo do Estado, fica mais fácil e ágil”, reforçou Cobra Repórter.

    Ainda de acordo com a SEAB, as máquinas serão repassadas aos consórcios por meio de termo de convênio com cláusula de cessão de uso por um período de dois anos. Os consórcios terão atribuições como contratação de pessoal administrativo, técnico e operacional além das despesas com transporte de máquinas, combustíveis, aquisição de tubos e manutenções, além de organizar reuniões junto aos moradores lindeiros a estrada.

Localização

Rua: Alfredo Moreira Filho
N°: 362
CEP: 86600-003
Rolândia - PR

Mapa

O Jornal

Manchete do Povo - Mais de 3 mil exemplares todos os sábados em mais de 140 pontos da cidade.

Contato

Telefone: (43) 3016 0201

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fale conosco

News Letter

Receba nossas novidades por e-mail

logo-manchete-do-povo-rodape