Bombeiros da Alemanha dão treinamento em Rolândia

Bombeiros da Alemanha dão treinamento em Rolândia Destaque

IMG 1208Paulo Gaffo é responsável pela defesa civil de Rolândia, implantada após as tragédias do dia 11 de janeiro de 2016. Ele relata que nesta quarta uma equipe de bombeiros vindos da Alemanha acompanhou uma simulação de incêndio realizada no colégio Souza Naves onde cerca de 600 crianças evacuaram o prédio em apenas 5 minutos

Um projeto piloto que é único no Brasil inteiro está sendo implantado em Rolândia através de uma parceria com a cidade de Bremerhaven e defesa civil do estado do Paraná.

Patrocinado pelo Engagement Global o Projeto Rolândia - Bremerhaven pretende fomentar o intercâmbio de conhecimentos e a aproximação maior entre os municípios.

O capitão do corpo de bombeiro, Rogério dos Santos participante da comitiva Alemã destaca que a princípio a equipe está observando para ver quais as necessidades específicas com uma análise do ambiente procurando entender o sistema antes de começar as orientações e adequar as atividades.

Major do corpo de bombeiros e Sub. Chefe da Defesa Civil do Paraná, Antônio Hiller, explica que o programa Brigadas Escolares é aplicado em todos os colégios estaduais do Paraná com a intenção de preparar os alunos e treinar os brigadistas que são funcionários das instituições de ensino que recebem treinamentos específicos. “Ações como esta podem salvar centenas de vidas”, alerta.

O Programa Brigada Escolar - Defesa Civil na Escola visa construir na rede estadual de ensino uma cultura de prevenção, com a formação de brigadas escolares em todas as escolas, e adequar as edificações às normas de prevenção contra incêndio e pânico. Estão previstos investimentos de R$ 15 milhões em adequações físicas, minimizando a exposição de alunos e profissionais da educação a acidentes.

IMG 1113

Os alunos do Colégio Souza Naves participaram de um treinamento na tarde desta quarta (02) simulando a evacuação do prédio em caso de incêndio. Rosinaldo Laurano, diretor do colégio relata que pelo menos duas vezes ao ano esta simulação é realizada e isso é extremamente importante para minimizar os danos em uma possível tragédia.

600 alunos participaram do treinamento e a evacuação foi realizada em 5 minutos e 24 segundos. Segundo a defesa civil do Paraná foi realizado com sucesso e muita disciplina. “Tudo isso é possível graças ao empenho de toda a equipe e envolvimento dos profissionais”, destaca.

O programa Brigada Escolar é inédito no País e beneficia mais de 5,8 milhões de pessoas direta e indiretamente, entre profissionais da educação, estudantes e comunidade escolar.

A implantação deste programa nos colégios municipais é uma das metas da administração pública de Rolândia e segundo Paulo Gaffo isso já começa a ser feito.

Confira as fotos: 

IMG 1082 copyIMG 1086 copyIMG 1090 copyIMG 1094 copyIMG 1099 copyIMG 1122 copyIMG 1124 copyIMG 1125 copyIMG 1143 copyIMG 1153 copyIMG 1154 copyIMG 1195 copyIMG 1197 copyIMG 1205 copyIMG 1211 copyIMG 1243 copy

Text: Rodrigo Stutz /  Fotos: Rafael Stutz 

 

Sobre o Autor

Sou formado em Marketing & Propaganda (2004) e também em Jornalismo (2015) pela Unopar. Trabalho com Comunicação Social há mais de 15 anos e sou  proprietário do Jornal Manchete do Povo.

Localização

Rua: Alfredo Moreira Filho
N°: 362
CEP: 86600-003
Rolândia - PR

Mapa

O Jornal

Manchete do Povo - Mais de 3 mil exemplares todos os sábados em mais de 140 pontos da cidade.

Contato

Telefone: (43) 3016 0201

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fale conosco

News Letter

Receba nossas novidades por e-mail

logo-manchete-do-povo-rodape