CAPS de Rolândia realiza ações ao Setembro Amarelo

CAPS de Rolândia realiza ações ao Setembro Amarelo Destaque

O dia 10 de Setembro marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, data criada em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e Organização Mundial da Saúde. Desde 2014, o Brasil adotou campanha de conscientização sobre o tema intitulada “Setembro Amarelo”.

Os CAPS AD I e II são os serviços públicos de saúde do Município destinados ao atendimento as pessoas em sofrimento psíquico, mesmo os decorrentes da dependência de substância psicoativa.

Nesta segunda-feira (4), em oficina no CAPS II de Rolândia, os usuários do serviço iniciaram uma conversa sobre o tema suicídio, isto porque no mês de setembro os dispositivos de saúde se propõem a refletir extensivamente sobre o tema e a prevenção deste mal que vem crescendo assustadoramente nos últimos anos.

O resultado desta discussão foi a produção de textos com o objetivo de chamar a reflexão, tal como o que segue:

NÃO PENSE QUE A CABEÇA AQUENTA SE VOCÊ PARAR:

O suicídio é algo que deve ser falado, não pense que você é o único que já pensou em dar um fim em tudo. A maioria das pessoas, em alguma fase de suas vidas, já tiveram algum tipo de sofrimento mental, que levaram a terem pensamentos como: “Eu não quero ser um fardo”, deste modo, veem como única saída acabar com sua própria vida.  

Esquecem assim que há uma vida lá fora, perdem a esperança, deixam de lutar e batalhar por seu espaço. Ninguém vê o que realmente estão passando, o que sentem.  Até para nós, que já passamos por isso, fica difícil explicar o que acontece e que leva pessoas a quererem chegar até a morte tirando sua própria vida. Família e amigos acham que é pra chamar a atenção, apenas uma coisa banal.

E você, julgaria quem passa por isso e sofre em silêncio?. Dói. As pessoas tem que descobrir que a vida é preciosa, precisamos, além de viver, ter qualidade de vida,  por isso lute, peça ajuda, converse, procure ajuda de especialistas, pois suicídio é sério e não tem volta.

 

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde - Coordenação de Saúde Mental

Sobre o Autor

Sou formado em Marketing & Propaganda (2004) e também em Jornalismo (2015) pela Unopar. Trabalho com Comunicação Social há mais de 15 anos e sou  proprietário do Jornal Manchete do Povo.

Localização

Rua: Alfredo Moreira Filho
N°: 362
CEP: 86600-003
Rolândia - PR

Mapa

O Jornal

Manchete do Povo - Mais de 3 mil exemplares todos os sábados em mais de 140 pontos da cidade.

Contato

Telefone: (43) 3016 0201

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fale conosco

News Letter

Receba nossas novidades por e-mail

logo-manchete-do-povo-rodape