Assaltos preocupam população e colocam em alerta as autoridades Rodrigo Stutz

Assaltos preocupam população e colocam em alerta as autoridades Destaque

Nos últimos 15 dias foram registradas mais 30 ações de marginais que vão desde furtos simples, a assalto a mão armada. Ações repetidas em farmácias, padarias e lojas também foram registradas com frequência nestes últimos 15 dias

Um breve levantamento foi feito pela redação MANCHETE DO POVO em análise das últimas ocorrências a partir do dia 14 de setembro, início da segunda quinzena do mês. Neste dia uma vítima relata que foi abordada por dois elementos armados de pistola que roubaram sua motocicleta e durante a ação o ladrão chegou a atirar na altura das pernas da vítima, porém sem atingi-la.

Na farmácia Sambatti, Vila Oliveira, três indivíduos armados de pistola entraram deram voz de assalto e levaram um notebook, três celulares e uma quantia em dinheiro. Na área central a farmácia São Luiz também foi roubada só que de madrugada, ladrões entraram pelo telhado e depois quebraram a porta. O proprietário, Celso Roberto Slemer, relata que esta foi a 10ª vez que o local é roubado em dois anos, duas vezes a mão armada e oito arrombamentos. Ele afirma que foi obrigado a investir em câmeras e equipamentos e segurança privada. “Só nesta última vez o prejuízo passou de 5 mil reais”, lamenta.

Alguns crimes parecem estar relacionados na forma de agir. Como é o caso de dois assaltos em que as vítimas relatam que um casal armado entrou nos seus estabelecimentos e fugiu em uma motocicleta. O primeiro foi o roubo ocorrido no dia 18 a uma mercearia no Jardim Monte Carlo e o outro à panificadora Ideal, Jd. Novo Horizonte.

Outros crimes como o do entregador de pizza assaltado ao chegar com a entrega para um “cliente”, por volta das 11h30 no Jardim do Lago onde o elemento armado pegou a pizza e o dinheiro do rapaz. Arrombamentos a residência, assaltos a lojas, furtos de celular e bicicleta nas ruas são o dia a dia das polícias militar e civil que se desdobram para dar conta de tantas ocorrências.

O delegado de Polícia Civil, Bruno Silva Rocha, mostra que as ocorrências apuradas pela redação são apenas algumas das inúmeras que acontecem todos os dias. Ele dá um exemplo e busca no sistema da polícia os casos registrados na segunda-feira (25). Só de furto, roubo e assaltos eram 13 em apenas um dia.

Em sua mesa ele aponta para uma pilha de inquéritos concluídos prestes a serem encaminhados para o judiciário e lamenta pela falha na legislação Brasileira que acaba libertando os autores da maioria dos crimes investigados. “Não por culpa do judiciário, que também faz o que pode, mas pelas falhas na legislação”, ressalta o delegado.

Com apenas quatro investigadores a polícia civil garante que todos os casos, desde o mais simples ao mais grave são apurados dentro do prazo possível. Prova disso é o relatório da SESP (Secretaria de Estado de Segurança Pública) que coloca Rolândia entre uma das 10 cidades do Paraná que mais teve redução nos índices de criminalidade e aumento na apreensão de drogas e armas.

Em nota a respeito das ocorrências de Furtos e Roubos na cidade de Rolândia, “o 15 BPM tem desenvolvido operações com o intuito de evitar que tais crimes ocorram, dentre elas podemos citar operações blitz, arrastão, bloqueio e saturação. Ressalta-se ainda que ao analisar dados estatísticos do trimestre (julho, agosto e setembro), houve uma redução nos crimes de furto e roubo, quando comparados ao ano passado.

Em 2016 ocorreram 355 furtos e no ano de 2017 esse número reduziu para 260. Já os crimes de roubo, no período de julho a setembro, de 127 ocorrências em 2016 houve uma redução para 76 ocorrências no ano de 2017. Ao analisarmos somente o mês de setembro, o número de ocorrências de furto foi de 122 em 2016 e de 88 em 2017.  Em setembro de 2016 ocorreram 34 roubos, enquanto em setembro deste ano essa quantidade foi de 23”. Finaliza.

Rolândia entre as 10 cidades com maior redução na criminalidade

Um relatório feito pela SESP (Secretaria de Estado de Segurança Pública) mostra os indicadores de janeiro a junho de 2017 comparado ao mesmo período no ano passado.

Rolândia fica em 10º lugar na tabela dos 20 municípios com maior redução absoluta jan. a jul. 2017. Na tabela de furtos Rolândia teve uma redução de 223 ocorrências com relação a 2016, ano em que este índice atingiu a marca de 2.858 furtos.

Em apreensões de armas e drogas o município também foi destaque com o aumento de 34,02% (130 casos) no número de armas e 30,54% de drogas (218 apreensões). Até junho deste ano a polícia de Rolândia já havia apreendido 4,894kg de cocaína, 1,303kg de crack, 413,918kg de maconha, 260Pts de Ecstasy e 657Pts de LSD.

Na redução do número de homicídio o índice é ainda maior, foram 58% a menos esse ano caindo de 31 para menos de 10.

Os números mostram que apesar da sensação de insegurança as polícias civil e militar estão nas ruas trabalhando diariamente para proteger o cidadão. Mas para que seja possível reduzir de forma aceitável a criminalidade o delegado Bruno Silva Rocha acredita que é preciso antes de mais nada, mais investimento na educação, uma mudança na legislação e melhores condições para as forças policiais trabalharem.

Sobre o Autor

Sou formado em Marketing & Propaganda (2004) e também em Jornalismo (2015) pela Unopar. Trabalho com Comunicação Social há mais de 15 anos e sou  proprietário do Jornal Manchete do Povo.

Itens relacionados (por tag)

  • Homem tenta roubar igreja durante culto em Rolândia


    Um ladrão invadiu uma igreja e tentou roubar os fieis durante o culto, em Rolândia. O fato ocorreu na noite deste Domingo (12), no jardim Novo Horizonte. Uma viatura da Polícia Militar realizava patrulhamento pela rua Margaridas e se deparou com uma gritaria que vinha da igreja adventista. Os policiais entraram na igreja e se depararam com um homem contido pelos membros.

    Conforme a PM, Luciano Sandin Vieira, de 42 anos, teria atrapalhado o culto, danificado a porta da igreja e ameaçado os fieis com um canivete e um simulacro de arma de fogo. Em seguida, o ladrão começou a exigir que os frequentadores da igreja lhe entregassem as carteiras e pertences de valores. O bandido ameaçava a todo momento de "enfiar a faca na barriga das crianças" que estavam assistindo o culto.

    Os irmãos da igreja teriam percebido que a suposta arma escondida por de baixo da camiseta do ladrão seria falsa e o conterão até a chegada da Polícia. Luciano já tem outras passagens pelo crime de roubo e recebeu novamente voz de prisão pelo mesmo crime. Ele foi encaminhado até a delegacia da Polícia Civil de Rolândia para serem tomadas as providências cabíveis.  

  • Empresa de Taxi é alvo de roubo na Vila Oliveira

    No começo da tarde deste domingo (05) um roubo aconteceu na sede do Rádio-Táxi Nosso Carro, na Rua Saguaragi, Vila Oliveira, em Rolândia.

    O crime foi praticado por um assaltante por volta de 12h30. Foram roubados documentos em nome da funcionária Juliana Cristina Montenegro dos Santos e do filho dela Heitor Montenegro dos Santos, além de um aparelho celular, uma mochila com objetos pessoais da Juliana e uma bicicleta Caloi 10 Speed.

    Qualquer informação sobre o caso favor informar a polícia pelo fone 190, 181 ou 197.

  • História mau contada, menores são apreendidos

    Na tarde desta segunda-feira (30), a PM recebeu uma denúncia, informando que duas pessoas haviam acabado de pular o muro de uma residência, na rua Jacarandas, no jardim Novo Horizonte, em Rolândia.

    Quando a viatura chegou no local, encontrou dois adolescentes, de 15 e 16 anos, dentro de uma residência. Ao serem questionados sobre o que eles estariam fazendo dentro da residência, que não seria deles, os menores informaram que "entraram na casa para se esconderem da chuva".

    Os policiais não acreditaram na "história" contada pelos suspeitos e encaminharam ambos até ao batalhão, onde foi realizado um boletim de ocorrência e acionado o Conselho Tutelar.

    FOnte: Portal Rolândia 190

Localização

Rua: Alfredo Moreira Filho
N°: 362
CEP: 86600-003
Rolândia - PR

Mapa

O Jornal

Manchete do Povo - Mais de 3 mil exemplares todos os sábados em mais de 140 pontos da cidade.

Contato

Telefone: (43) 3016 0201

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fale conosco

News Letter

Receba nossas novidades por e-mail

logo-manchete-do-povo-rodape