Boatos na internet e até onde vai a sua responsabilidade

Boatos na internet e até onde vai a sua responsabilidade Destaque

Com o advento da internet e as redes sociais o espectador passou de um simples receptor passivo para um propagador, multiplicador e gerador de notícias e informação.

Uma responsabilidade que ao que parece nem todos estão prontos para assumir. Essa semana tivemos uma triste prova da irresponsabilidade de alguns propagadores, que somadas à revolta legítima, incitou baderneiros que iniciaram o caos.

Uma falsa notícia de morte de uma criança assassinada espalhou pelas redes sociais, e populares de Umuarama promoveram um verdadeiro quebra-quebra na delegacia da cidade.

A estupidez foi tanta que carros, viaturas policiais e veículos da imprensa foram tombados e queimados. Uma amostra da imbecilidade foi que os infelizes tombaram e depredaram até mesmo o carro dos pais da criança assassinada.

O suspeito, e posteriormente réu confesso, já estava preso e sendo interrogado na delegacia, e a população achincalhava a polícia pedindo justiça para um caso que estava por ser desvendado.

Tamanha a barbárie que ao invadir a delegacia os populares colocaram em risco a vida da família na criança que também estava na delegacia. A cadeia “virou” e presos se rebelaram protagonizando uma noite de terror tendo como estopim a infeliz gravação de um áudio feito por um “profissional” da imprensa e espalhado aleatoriamente pelas redes sociais.

O povo enfurecido ao buscar justiça colocou em risco a vida de pessoas inocentes como a família da menina, dos policiais que trabalham para proteger e de profissionais da imprensa que em grande maioria trabalham pelo bem comum e em defesa da comunidade.

Reflexo da nossa estupidez, pura demonstração da nossa mediocridade que aflora com a popularização da internet e aponta para dias ruins.

A responsabilidade não mais apenas de quem gera e veicula a informação, mas também de você que agora também é um propagador e gerador de informação.

Sobre o Autor

Sou formado em Marketing & Propaganda (2004) e também em Jornalismo (2015) pela Unopar. Trabalho com Comunicação Social há mais de 15 anos e sou  proprietário do Jornal Manchete do Povo.

Localização

Rua: Alfredo Moreira Filho
N°: 362
CEP: 86600-003
Rolândia - PR

Mapa

O Jornal

Manchete do Povo - Mais de 3 mil exemplares todos os sábados em mais de 140 pontos da cidade.

Contato

Telefone: (43) 3016 0201

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fale conosco

News Letter

Receba nossas novidades por e-mail

logo-manchete-do-povo-rodape