CREA se manifesta quanto a fiscalização de obras

CREA se manifesta quanto a fiscalização de obras Destaque

Após acidente em uma obra na semana passada, a reportagem do MANCHETE DO POVO colocou em pauta a cobrança feita por um profissional credenciado como alpinista industrial, pois segundo ele grande parte das obras não respeitam as normas e colocam em perigo os trabalhadores

Uma queda de cinco metros aconteceu em uma obra em Rolândia quando um homem de 65 anos vistoriava uma construção no centro da cidade.

Ao publicar a matéria na internet, Marthos Daniel Carvalho Gamba fez críticas à falta de fiscalização afirmando que em sua grande maioria as empresas não contratam trabalhadores cadastrados de acordo com as normas para trabalho em altura. “Isso coloca em risco a vida de pessoas que acabam tendo que se sujeitar a trabalhar correndo riscos eminentes”, lamenta Marthos.

Esta semana o CREA Paraná retornou aos questionamentos da redação e por isso a pauta volta a ser debatida. O gerente do Departamento de Fiscalização, engenheiro civil Diogo Artur Tocacelli Colella encaminhou nota através da sua assessoria conforme publica-se na íntegra

MANCHETE DO POVO - A instituição tem cobrado dos órgãos fiscalizadores mais atuação principalmente no que refere a norma NR35 anexos 1 e 2?

CREA - Sim, temos atuado na prevenção, solicitando que os devidos registros dos cursos de NR-35 prestados por profissionais habilitados sejam apresentadom nas instituições que realizam este tipo de treinamento. Em outubro/2017 (neste período) estamos, inclusive, desenvolvendo Operação de Fiscalização Especializada – OFE, focada neste assunto, para demonstrar para a sociedade a importância da efetiva participação profissional nos trabalhos em altura. Ressaltamos também que recentemente o Crea-PR firmou termo de Cooperação com o Ministério do Trabalho. Com este termo as Câmaras Especializadas, neste caso em especial a Câmara Especializada de Segurança do Trabalho, tem amplificada suas capacidades de atuação – respeitando suas atribuições legais, pois conta com um canal de rápido repasse de denúncias ao Ministério do Trabalho para averiguação de situações específicas.

MANCHETE DO POVO - O questionamento da reportagem se refere a qual é o papel do CREA quanto à segurança dos trabalhadores em obras e a fiscalização das normas?

CREA - O Crea-PR tem papel de fiscalizar se os cursos são realizados por profissionais legalmente habilitados e por instituições que possuam o devido registro no Conselho. Com a efetiva participação profissional há a responsabilidade de que a atividade desenvolvida ou ministrada traga para a sociedade a garantia do serviço prestado.

MANCHETE DO POVO - Qual o comentário que o CREA pode fezer em relação ao problema de falta de fiscalização e acidentes em obras pelo não cumprimento das normas?

CREA - O Crea-PR não possui atribuição para fiscalização do cumprimento das normas técnicas, cabendo ao Ministério do Trabalho a fiscalização e garantia quanto à realização de treinamento, uso de EPIs e demais especificidades da NR-35. Porém, se evidenciado uma eventual ação indiscriminada antes da efetiva fiscalização, colocando em risco os trabalhadores, o Conselho pode encaminhar denúncia ao órgão competente para medidas necessárias.

Também no tocante a este assunto, o Crea-PR iniciou apoio aos municípios através do CEIOART (Comitê Estadual de Investigação de Óbitos e Amputações Relacionados ao Trabalho no Paraná) na identificação de obras em andamento, cujo objetivo é a redução do número de acidentes em obras.

A assessoria do Ministério Público do Trabalho Paraná retornou o contato da redação e está preparando a resposta para os questionamentos da reportagem. Está pauta voltará a ser debatida na próxima edição do jornal MANCHETE DO POVO.

Por Rodrigo Stutz 

Sobre o Autor

Sou formado em Marketing & Propaganda (2004) e também em Jornalismo (2015) pela Unopar. Trabalho com Comunicação Social há mais de 15 anos e sou  proprietário do Jornal Manchete do Povo.

Itens relacionados (por tag)

  • IPVA mais barato em 2018

    Proprietários de veículos usados irão pagar menos Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA 2018, no Paraná

  • Confira as últimas ocorrências

    A equipe Rotam localizou uma motocicleta, que checado sua placa de identificação no sistema SESP/INTRANET, informou que a mesma seria outra motocicleta. Uma Honda 125 Fan da cor preta, o Chassi estava com sua numeração ocultada, e quando checado o número de identificação do motor, foi constatado alerta de furto. Na residência, localizada no Jd. Das Américas, o morador encontrado já possuía passagens por crimes de furto e roubo. O mesmo relatou a equipe que adquiriu a motocicleta de um terceiro na cidade de Londrina e não soube relatar quem seria. O individuo foi encaminhado para a 29° Delegacia de Polícia Civil de Rolândia para serem tomadas as medidas cabíveis.

    Em patrulhamento no Jd. El Dourado, a equipe avistou um individuo que fugiu para dentro de sua residência jogando no chão uma quantidade de maconha. Na fuga o elemento tropeçou e caiu com a cara no chão, o que resultou em algumas escoriações. Ao lado do elemento foi encontrada uma motocicleta com alerta de furto, porém seu pai assumiu ser o proprietário. Foi dado voz de prisão pelo crime de posse de drogas e encaminhado para o Hospital São Rafael onde foi prestado atendimento e após foi liberado.

    Por volta das 18h40 um elemento com cerca de 16 anos, pulou no balcão exigindo o dinheiro do caixa de um estabelecimento comercial no conjunto Domingos Neves. A vítima se recusou e entrou em uma luta corporal com o assaltante fazendo o fugir. Porém o elemento voltou retornou acompanhado de outro elemento que portava um revolver calibre 32, ameaçando todos e fazendo um cliente de refém. Os assaltantes levaram o dinheiro do caixa e uma caixa de energéticos, obrigaram a todos a deitarem no chão enquanto fugiram do estabelecimento.  

  • Campeonato Paranaense de ciclismo termina com quatro campeões de Rolândia

    Competindo em casa, os atletas Rolandenses mostraram força e determinação, e incentivados pela torcida dos familiares conquistaram quatro títulos

Localização

Rua: Alfredo Moreira Filho
N°: 362
CEP: 86600-003
Rolândia - PR

Mapa

O Jornal

Manchete do Povo - Mais de 3 mil exemplares todos os sábados em mais de 140 pontos da cidade.

Contato

Telefone: (43) 3016 0201

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fale conosco

News Letter

Receba nossas novidades por e-mail

logo-manchete-do-povo-rodape