Dia mundial de saúde mental

Dia mundial de saúde mental Destaque

Segundo a OMS – Organização Mundial da Sáude, milhares de pessoas com problemas de saúde mental em todo o mundo, ainda são privadas de seus direitos humanos. A Federação Mundial de Saúde Mental (WFMH) é uma organização internacional fundada em 1948 que tem como foco, contribuir, entre todas as nações e cidadãos, a prevenção dos distúrbios mentais e emocionais, com tratamentos adequados e cuidados com quem padece de tais distúrbios, e promover a saúde mental. A WFMH estabeleceu o Dia Mundial da Saúde Mental a 10 de outubro de 1992. Todos os anos WFMH fornece matérias distintas de informação sobre temas selecionados.


Segundo a OMS, “saúde” não é somente a ausência de enfermidades físicas, e sim um conjunto de bem-estar físico, mental e social.

O QUE É SAUDE MENTAL?

A maior parte das pessoas, quando ouvem falar em “Saúde Mental” pensam em “Doença Mental”. Segundo a Secretaria da Saúde do Governo Estadual do Paraná, a saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais.

Pessoas mentalmente saudáveis compreendem que ninguém é perfeito, que todos possuem limites e que não se pode ser tudo para todos. Elas vivenciam diariamente uma série de emoções como alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva e frustração. São capazes de enfrentar os desafios e as mudanças da vida cotidiana com equilíbrio e sabem procurar ajuda quando têm dificuldade em lidar com conflitos, perturbações, traumas ou transições importantes nos diferentes ciclos da vida.

A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, idéias e emoções.

TER SAÚDE MENTAL É…

Estar bem consigo mesmo e com os outros;

Aceitar as exigências da vida;

Saber lidar com as boas emoções e também com aquelas desagradáveis, mas que fazem parte da vida;

Reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário;

LEMBRE-SE

Todas as pessoas podem apresentar sinais de sofrimento psíquico em alguma fase da vida.

PARA MANTER SUA SAÚDE MENTAL EM DIA…

Mantenha sentimentos positivos consigo, com os outros e com a vida;

Aceite-se e às outras pessoas com suas qualidades e limitações;

Evite consumo de álcool, cigarro e medicamentos sem prescrição médica;

Pratique sexo seguro;

Reserve tempo em sua vida para o lazer, a convivência com os amigos e com a família;

Mantenha bons hábitos alimentares, durma bem e pratique atividades físicas regularmente.

fonte: 

Sobre o Autor

Sou formado em Marketing & Propaganda (2004) e também em Jornalismo (2015) pela Unopar. Trabalho com Comunicação Social há mais de 15 anos e sou  proprietário do Jornal Manchete do Povo.

Itens relacionados (por tag)

  • 15° Batalhão presenteia crianças em Rolândia

    No dia 12 de Outubro, Dia das Crianças, os policiais militares do 15° Batalhão realizaram a entrega de kits com doces e brinquedos para às crianças da cidade de Rolândia.
    A intenção foi homenagear os pequenos que serão o futuro da nação.
    Cada kit continha doces, bolacha, brinquedo e um panfleto com dicas de segurança.

    Fonte e fotos: 15° Batalhão Policia Militar de Rolândia 

    6b8f5c9a-ca2a-4cd1-a937-da46ed16c6ce24ad5fed-8051-44aa-9a6e-c33602066276ab120869-4755-4d61-b74b-1be63d99cb9eb891db32-53cc-462c-84e9-becc76a78d11

  • Grupo de Rolândia doa alimentos e cadeira de banho ao Hospital São Rafael

    O grupo Máfia Vw da cidade de Rolândia, também faz parte da rede de solidariedade do #SaoRafaelComunidade. A partir de um “Encontro de Carros Antigos”, evento que eles sempre organizam, a equipe conseguiu arrecadar cerca de 80 quilos de alimentos, e também uma cadeira de banho especial, que já foi entregue à instituição.

    O último evento ocorreu no dia 23 de Julho, na praça Castelo Branco. Segundo o integrante do grupo, Nelson Fernandes, esta não foi a primeira vez que eles organizam ações em prol ao hospital. “Nós já doamos em um evento anterior, uma outra cadeira de banho, e agora mais uma, pois percebemos a grande necessidade existente na instituição” explicou Nelson. Ele também afirmou que pretendem realizar mais um encontro, ainda em 2017, e também vão destinar tudo o que for arrecadado, ao São Rafael.

    Sobre o grupo Máfia Vw

    O grupo que já existe há seis anos, se descreve como uma equipe de pessoas apaixonadas pela cultura antiga, que “amam carros e ferrugens”, e que gostam de mostrar ao mundo a cultura que os mantém “vivos e unidos”. Eles também se consideram como uma família, que está de portas abertas, para receber novos membros. No momento, o Máfia Vw é formado pelos integrantes: Leandro, Renato, Robson, Flávio, Matheus, Nelson, Josiane, Fancieli, Carina e Marcos.

    Quer saber mais informações a respeito do grupo? Visite a Fanpage deles: www.facebook.com/mafia.rolandia.vw

     

     

    Fonte e fotos: Hospital São Rafael 

  • Prova avalia qualidade do ensino da rede municipal

    A Secretaria Municipal de Educação de Rolândia vai aplicar a segunda edição da Prova de Avaliação da Educação de Rolândia (AERO), em que, os cerca de quatro mil alunos das escolas municipais, farão atividades de português e matemática que vão avaliar a qualidade do conteúdo ministrado e mensurar a compreensão dos estudantes sobre os temas lecionados.

    A AERO é inspirada no Prova Brasil, do Ministério da Educação. A prova é elaborada pela equipe da Secretaria de Educação e após os testes aplicados, cada escola passará por uma criteriosa avaliação explorando as potencialidades dos alunos e corrigindo eventuais dificuldades de aprendizado.

    AERO - AVALIAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE ROLÂNDIA 

    DIAS 24/10 (terça-feira) Teste psicogenético/leitura

    DIAS 23/10 a 03/11- previsão aplicação Prova Brasil - Governo Federal (a data é agenda pelo Responsável pela aplicação - MEC,  em cada escola). 

Localização

Rua: Alfredo Moreira Filho
N°: 362
CEP: 86600-003
Rolândia - PR

Mapa

O Jornal

Manchete do Povo - Mais de 3 mil exemplares todos os sábados em mais de 140 pontos da cidade.

Contato

Telefone: (43) 3016 0201

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fale conosco

News Letter

Receba nossas novidades por e-mail

logo-manchete-do-povo-rodape