Mais uma morte que poderia ser evitada

Mais uma morte que poderia ser evitada Destaque

O local, que já é palco de dezenas de tragédias volta à cena nesta semana

"Acidente tira vida de motociclista na manhã desta quinta feira em Rolândia"

O fato é que a via é perigosa e vários acidentes acontecem ali há décadas onde pais, mães e filhos morrem na BR 369 quando uma simples mureta dividindo a pista poderia ser a solução para evitar acidentes graves que colocam em risco a vida de milhares de pessoas que passam por lá todos os dias.

O trecho, que vai desde a rotatória em frente a DORI até a saída de Rolândia para Londrina já registrou inúmeros acidentes e ainda aguarda uma atitude dos responsáveis. A população pergunta o que deve estar fazendo as autoridades que ainda não tomaram uma providência.

A instalação de uma mureta dividindo as pistas ainda não saiu do campo das promessas. Em reportagens anteriores o prefeito, Luiz Francisconi Neto, informou que já esteve em Curitiba conversando com Nelson Leal, diretor do D.E.R. e com o Flávio Simões que trabalha na área técnica, e em Londrina com Sergio Selvatici, Superintendente Regional.

Em todos os contatos Francisconi solicitou projetos de sinalização horizontal e vertical, implantação de New-Jersey (mureta), redutor de velocidade, uma rotatória no cruzamento do contorno que dá acesso ao Parque industrial Bandeirantes, além de melhorias na pavimentação. A iluminação também é uma melhoria que será feita, mas esta por conta da prefeitura de Rolândia.

Esta semana o prefeito afirmou que o projeto já está pronto em Curitiba na Secretaria de Infraestrutura e Planejamento. Ele garante que terça (24) estará com o Deputado Cobra Repórter em uma reunião com o Secretário Pepe Richa para bater o martelo e iniciar as obras.

“Pode ser que na terça-feira já tenhamos a autorização oficial para iniciar o processo licitatório”, prevê.

Sobre o Autor

Sou formado em Marketing & Propaganda (2004) e também em Jornalismo (2015) pela Unopar. Trabalho com Comunicação Social há mais de 15 anos e sou  proprietário do Jornal Manchete do Povo.

Itens relacionados (por tag)

  • Promessa formalizada

    Com mais de 20 anos de profissão já fiz dezenas de matérias sobre acidentes na BR 369, em sua maioria no cruzamento entre o posto Via Sul com a rotatória da Dori.

    Alguns destes acidentes até hoje me impressionam pela violência. Em um deles, um casal vindo de Cambé, ao desviar de um caminhão que cruzava a pista, capotou, a mulher foi lançada fora do carro e o marido preso nas ferragens morreram na hora. Quando paro para lembrar ainda ouço o choro e gritos dos familiares desesperados que chegaram no local.

    Outro caso, um motociclista bateu no rodado da carreta que atravessava a BR e ficou preso embaixo do veículo ainda com vida. Quando cheguei ainda pude presenciar o homem agonizando que morreu sufocado com a trava do capacete.

    Mortes que teriam sido evitadas com uma simples barreira dividindo a pista ao meio, evitando as carretas cruzarem a via.

    Antes tarde do que nunca. Nesta sexta o Secretário Estadual de Infraestrutura e Logística José Richa Filho e o Prefeito Luiz Francisconi Neto assinaram o termo de convênio para a abertura de licitação da obra de revitalização da BR-369, em trecho que compreende 2,1 km de rodovia entre a rotatória da Dori até a trincheira de acesso à Cambé.

    Nos resta agora aguardar o processo burocrático que provavelmente ficará travado durante todo o ano de 2018, por ser período eleitoral. Mas já é um grande avanço e agradecemos o esforço do prefeito e vereadores. Espero em breve retornar no local para um grande evento de inauguração da obra, quando de fato sair do papel.

    Outro ponto que também requer atenção é o trecho próximo à AABB também palco de vários acidentes com morte.

  • Homem morre após queda de Moto na BR-369
    Fotos: Arapongas 190 / Rolândia 190


    Um homem de 37 anos perdeu a vida em um grave acidente de trânsito na noite desta segunda-feira (13). Marcio Cripino Alves, que seria funcionário e faria parte da equipe da dupla sertaneja de Fernando & Sorocaba, morreu em um acidente de moto registrado na BR-369, entre o município de Arapongas e Apucarana.


    Conforme uma testemunha, a vítima conduzia uma motocicleta Honda CB/Twister sentido a cidade de Arapongas, quando teria colidido em um caminhão, que cruzava a pista e não parou para prestar socorro. De acordo com amigos de Márcio, ele teria acabado de sair de sua casa, em Apucarana, e estaria indo para a cidade de Londrina, onde embarcaria em um voo direto para a cidade de Fortaleza, no Ceará, onde aconteceria o show da dupla sertaneja. 

    Socorristas do SAMU e VIAPAR foram acionados, mas quando chegaram no local, o homem já estava em óbito. De acordo com a Polícia Civil, a vítima não possuía carteira de habilitação. 

     

     

     

     

     

    Texto:e Fotos: Arapongas 190 / Rolândia 190
  • Acidente na PR 170 entre Rolândia e Jaguapitã tira vida de motociclista

    Um homem de 53 anos perdeu a vida em um grave acidente de trânsito registrado na PR-170, entre o município de Rolândia e Jaguapítã. A colisão, entre uma motocicleta e um caminhão, ocorreu por volta das 15h30 deste sábado (11), próximo ao trevo de Jaguapitã. 

    O motociclista, que morreu antes da chegada das equipes de socorro, foi identificado pelo IML (Instituto Médico Legal) como Nilson Santos da Mota. Ele seria funcionário de um posto de combustíveis e estaria com o uniforme da empresa quando o acidente aconteceu. 

    De acordo com informações repassadas pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o motociclista seguia de Prado Ferreira sentido à Jaguapitã, quando teria colidido na lateral da carreta que atravessava a pista. O motorista da carreta nada sofreu. Ele realizou teste do etilômetro, mas até o fechamento desta reportagem, a PRE não divulgou o resultado do exame. 

     

     

Localização

Rua: Alfredo Moreira Filho
N°: 362
CEP: 86600-003
Rolândia - PR

Mapa

O Jornal

Manchete do Povo - Mais de 3 mil exemplares todos os sábados em mais de 140 pontos da cidade.

Contato

Telefone: (43) 3016 0201

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fale conosco

News Letter

Receba nossas novidades por e-mail

logo-manchete-do-povo-rodape