Decreto prevê multa para donos de cavalos soltos nas ruas Divulgação

Decreto prevê multa para donos de cavalos soltos nas ruas Destaque

Prefeitura tenta solucionar problemas de animais nas vias públicas que estão causando acidentes e colocando em risco a vida da população

Foi assinado pelo prefeito, Luiz Francisconi Neto (PSDB) e secretário de Meio Ambiente, Gilberto São João, no início deste mês o decreto de número 8.672 que disciplina o recolhimento de animais de grande porte soltos em vias públicas.

Fica, a secretaria de Meio Ambiente responsável pela coordenação das ações referentes a este problema que coloca em risco a população.
O animal que for encontrado solto agora pode ser recolhido e encaminhado para local apropriado. O proprietário quando identificado será multado em 100 FCA (Fator de Correção e Atualização) que corresponde atualmente a 252,24 reais, e ainda multa diária de 24 FCA, ou 60,53 reais.

ASSISTA A ENTREVISTA COM O SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE

Para retirar o animal o proprietário também deverá comprovar a propriedade do bem semente através de documentação.
Não identificado o dono do animal, a notificação será publicada em diário oficial e após 15 dias de prazo o cavalo será doado para produtores rurais cadastrados no programa agricultura familiar. Os valores arrecadados com as multas serão destinados especificamente para o serviço referido.
Gilberto São João explica que o processo ainda está em fase de análise dos interessados a realizar esse trabalho, já que o decreto autoriza a realização do serviço de forma terceirizada por pessoa física ou jurídica. “Estamos buscando fazer de uma forma legal para que não dê problema para ninguém e muito menos para os animais que não têm nenhuma culpa disso tudo”, garante o secretário.
Ele lamenta que atualmente em casos de animais soltos nas ruas a população não tem a quem recorrer e a prefeitura não tem onde destinar o cavalo. “Esperamos que em breve possamos resolver esse problema e começar as apreensões quando necessário”, afirma.

Corpo de bombeiros e Defesa Civil resgatam cavalo após cair em fossa

O Corpo de Bombeiros e Defesa Civil foram acionados na manhã de sábado (22) para resgatar um cavalo que havia caído em uma fossa séptica, no jardim Primavera, em Rolândia. O animal foi resgatado sem ferimentos com a ajuda dos moradores e da secretaria de infraestrutura do município.

Esse tipo de ocorrência é comum no município e vários cavalos ficam soltos pelas ruas da cidade pastando em terrenos baldios colocando em risco a população. A região do jardim San Fernando, já foi palco de vários acidentes graves envolvendo esse tipo de animal.

Sobre o Autor

Sou formado em Marketing & Propaganda (2004) e também em Jornalismo (2015) pela Unopar. Trabalho com Comunicação Social há mais de 15 anos e sou  proprietário do Jornal Manchete do Povo.

Itens relacionados (por tag)

  • Corpo de bombeiros resgata cavalo após cair em fossa no Jd. Primavera em Rolândia

    Assista:

    O Corpo de Bombeiros foi acionado, na manhã deste sábado (22), pra resgatar um cavalo que havia caído em uma fossa séptica, no jardim Primavera, em Rolândia. Segundo informações, o animal foi resgatado sem ferimentos. Foi necessário a ajuda dos moradores e da secretaria de infraestrutura do município para retirar o cavalo do buraco. 

    Esse tipo de ocorrência é comum no município. Vários cavalos ficam soltos pelas ruas da cidade e acabam pastando em terrenos baldios e acabam caindo em poços, fossas ou buracos. A região do jardim San Fernando, já foi palco de vários acidentes graves envolvendo esse tipo de animais. 


    De acordo com o vereador João Ardigo, a prefeitura está firmando um convênio para recolher estes animais que ficam soltos pela cidade e encaminhá-los para um determinado local. "Nós vamos cobrar para que esse acordo aconteça ainda essa semana. Nós queremos acabar de uma vez por todas com esse problema de animais soltos na região de Rolândia e evitar que outros acidentes aconteçam", disse o vereador em entrevista ao Portal Rolândia 190.

     

  • Cavalo solto causa acidente grave na BR 369 em Rolândia

    Um cavalo solto na BR-369, quase provocou uma tragédia próximo ao lago do jardim San Fernando, em Rolândia, na noite desta quinta-feira (12). O animal que pastava às margens da rodovia, começou a ir em direção a BR-369, no momento em que um veículo C4 Palace, de cor prata, vinha sentido Arapongas - Rolândia e o motorista não conseguiu evitar o atropelamento. 

    O condutor chegou a parar o veículo para avaliar o estrago, e chegou a afirmar que por sorte ele vinha devagar. O animal ficou agonizando na pista até morrer. São constantes as reclamações sobre animais soltos naquela região, por essa razão é preciso atenção redobrada dos motoristas, principalmente à noite.

    Fonte: Portal Rolândia 190

     






































    Fotos José Carlos Farina 

  • Jovem fica gravemente ferida ao cair do cavalo

    A jovem Ketlin da Silva Gonçalves caiu de um cavalo neste domingo (03) enquanto participava da cavalgada na festa de Leopolis. Ela sofreu fratura de crânio foi encaminhada com urgência para Londrina pelo helicoptero do SAMU.

     

Localização

Rua: Alfredo Moreira Filho
N°: 362
CEP: 86600-003
Rolândia - PR

Mapa

O Jornal

Manchete do Povo - Mais de 3 mil exemplares todos os sábados em mais de 140 pontos da cidade.

Contato

Telefone: (43) 3016 0201

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fale conosco

News Letter

Receba nossas novidades por e-mail

logo-manchete-do-povo-rodape