Copel alerta sobre riscos nas instalações dos enfeites natalinos

Copel alerta sobre riscos nas instalações dos enfeites natalinos Destaque

Tenha um Natal seguro, certifique-se de que as instalações estão devidamente corretas e que o produto é de qualidade 

Com a chegada das festas de fim de ano é necessário ter cuidado com os enfeites que precisam ser ligados na rede elétrica. Ao instalar ou manusear esses produtos, é preciso estar totalmente atento para evitar choque elétrico, curtos circuitos e até incêndios, que são as consequências mais frequentes das sobrecargas, que geralmente têm a origem no curto circuito ou no superaquecimento do sistema elétrico.

Um dos principais cuidados para evitar futuros problemas deve ser desde o momento da compra, é preciso saber se os enfeites são de qualidade e possuem certificação do Inmetro. Quem nos alerta é o gerente de segurança, João Kucek, da Segurança do Trabalho da Copel.

“A nossa recomendação é que a população esteja atenta às condições do equipamento, à instalação elétrica do imóvel onde serão instaladas as luzes também é muito importante que esteja em boas condições, o equipamento seja de qualidade isso é importante, para evitar curto circuito e possibilidade de incêndio, e ficar atento para não ligar mais de um equipamento em uma mesma tomada, (...) para evitar uma possível sobrecarga, choque elétrico e queimaduras”, previne Kucek.

Outro ponto importante é que, durante a instalação ou montagem dos enfeites, seja mantida uma distância da rede elétrica, evitando o choque por contato com a rede energizada. Somente após a conclusão das instalações da decoração é que se deve fazer a ligação dos enfeites na tomada. Se for preciso trocar lâmpadas, arrumar fios ou mudar os enfeites de lugar, a tomada sempre deve ser desligada antes. Tenha um Natal seguro.

 

Fonte Agência de Notícias do Paraná / Texto por Rafael de Lima Rodrigues 

Sobre o Autor

Sou formado em Marketing & Propaganda (2004) e também em Jornalismo (2015) pela Unopar. Trabalho com Comunicação Social há mais de 15 anos e sou  proprietário do Jornal Manchete do Povo.

Itens relacionados (por tag)

Localização

Rua: Alfredo Moreira Filho
N°: 362
CEP: 86600-003
Rolândia - PR

Mapa

O Jornal

Manchete do Povo - Mais de 3 mil exemplares todos os sábados em mais de 140 pontos da cidade.

Contato

Telefone: (43) 3016 0201

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fale conosco

News Letter

Receba nossas novidades por e-mail

logo-manchete-do-povo-rodape