IPTU 2018

IPTU 2018 Destaque

O pagamento avista terá 15% de desconto, ou poderá ser parcelado até em sete vezes

A Secretaria de Finanças informa que os carnês dos Impostos Predial e Territorial Urbano (IPTU) do ano de 2018 serão entregues a partir do dia 22 de janeiro. Ao todo, são 28.580 documentos, sendo 21.189 residenciais e 7.361 terrenos.

O pagamento avista ou da primeira parcela tem o vencimento em 10 de abril. Para quem optar o pagamento único tem 15% de desconto. O valor deste ano teve um reajuste de 1,73%, equivalente à correção da inflação. O IPTU pode ser parcelado em até sete vezes, com vencimentos no dia 10 dos meses de abril, maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro.

Para terrenos vazios, o proprietário vai pagar a taxa de IPTU mais R$ 55 referente à Taxa de Iluminação Pública. Para áreas construídas, o cidadão vai pagar o IPTU do imóvel mais a Taxa de Combate a Incêndio (calculada de acordo com a metragem da área) mais Taxa de coleta de lixo (calculada de acordo com a metragem da área).

O contribuinte pode consultar o valor do IPTU e até, se preferir, pagar o boleto de modo antecipado. Para isto, basta acessar o link no site da Prefeitura (click aqui)clicar na aba “IPTU e TAXAS”, no lado direito da tela, selecionar o tipo de cadastro, digitar o número do contribuinte (sem os dois primeiros e o último zero - constante nos carnês anteriores) e apontar o tipo do carnê.

O boleto pode ser pago nas Casas Lotéricas, Caixa Econômica Federal, Correios e Internet Banking do Banco do Brasil.

Para diferenciação, o carnê do IPTU territorial é amarelo e o predial é azul. Para esclarecimentos caso haja duvidas, basta procurar o setor de Tributação, que atende de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h, no prédio da Prefeitura de Rolândia, ou ligar no telefone 3255-8600. 

Prefeitura do Município de Rolândia / Colaborou Rafael Rodrigues 

Sobre o Autor

Sou formado em Marketing & Propaganda (2004) e também em Jornalismo (2015) pela Unopar. Trabalho com Comunicação Social há mais de 15 anos e sou  proprietário do Jornal Manchete do Povo.

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  • Regularização de imóvel Urbano

    Há alguns dias muitos moradores de nossa cidade foram notificados pela prefeitura municipal para o pagamento complementar de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), baseado em uma nova avaliação das construções. Os que ainda não foram, caso existam incorreções, ainda serão.
    Foi realizado no município um novo georreferenciamento, com fotos aéreas e visitas técnicas para novo cálculo do tributo.
    A prefeitura está enviando notificações como essa:
    “Cabe ao contribuinte a contestação da área levantada
    pela prefeitura ou não”

    Aos que quiserem contestar a área, deverão protocolar na prefeitura os documentos do imóvel como: plantas, escritura, outros, junto com a notificação; e aguardar retorno da prefeitura que enviará uma equipe in loco a fim de corrigir qualquer erro. Esse prazo é de 15 dias após o recebimento da notificação.”

    A Importância de regularizar seu imóvel:

    Segundo o novo levantamento, a grande maioria dos imóveis urbanos encontra-se em situação irregular. Esta situação pode acarretar uma série de transtornos ao(s) proprietário(s) quando pretender (em) financiar, vender, alugar, construir, doar, partilhar em inventário ou divórcio.
    A valorização de um imóvel regularizado é nítida, já que o mesmo acaba facilitando a sua oferta para a venda, pode ser utilizado como garantia na obtenção de empréstimos, aceitação de carta de crédito e outras formas de garantia junto às instituições financeiras.
    Por isso além de regularizar o imóvel junto à prefeitura é muito importante regularizar junto à receita federal, para recolhimento de INSS sobre a obra, evitando futuras fiscalizações e multas. Após a regularização junto à Receita Federal, deve-se requerer a averbação junto ao cartório de registro de Imóveis.

    Samantha Russel, formada em arquitetura e Urbanismo, atua há 7 anos em seu escritório juntamente com seu corpo técnico, desenvolvendo projetos arquitetônicos, interiores e regularização de obras, prestando acessória em qualquer fase da construção, desde aprovação de projetos, emissão de habite-se, matrícula CEI, DISO, ARO, CND, decadência de INSS e averbação em cartório.

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