Com a volta as aulas atente-se as recomendações para a compra de material escolar

Com a volta as aulas atente-se as recomendações para a compra de material escolar Destaque

No inicio do ano os pais se preparam para a lista de material escolar dos filhos, e nessa hora saber escolher o material é fundamental. Por isso é importante pesquisar os preços dos produtos

Antes da compra, é recomendável fazer um balanço do material que restou do ano anterior para verificar se há possibilidade de reaproveita-lo. Se não for possível, na hora da compra é fundamental fazer uma pesquisa de preços.

Se a compra for a prazo, o consumidor deve ficar atento à taxa de juros, se for à vista, não tenha vergonha de pedir desconto e, nas promoções, verifique a veracidade da oferta. 

Em caso de defeito em cadernos, canetas, livros, mochilas e outras mercadorias, o Código de Defesa do Consumidor garante os direitos do consumidor, mesmo quando o produto é importado. O prazo para reclamar defeitos em produtos não duráveis é de 30 dias após a aquisição e para os produtos duráveis é de 90 dias. 

Na compra de colas, tintas, pincéis atômicos, fitas adesivas e materiais semelhantes, o consumidor deve observar se as embalagens contêm as informações básicas, em língua portuguesa, a respeito do fabricante, importador, composição, peso, prazo de validade e se apresentam algum perigo ao consumidor.

Se o pagamento for realizado com cheques pré-datados, essa modalidade de pagamento deve ser especificada na nota fiscal, pois esta é uma forma do consumidor garantir o depósito na data prometida pela loja.

A nota fiscal deve ser sempre exigida, pois é documento indispensável para o caso da ocorrência de problemas com as mercadorias. 

Caso houver duvidas, o PROCON de Rolândia atende na Rua Monteiro Lobato, 563, Centro. O horário de funcionamento é de segunda a quinta, das 9h às 11h30 e 13h às 16h. Nas sextas, o atendimento é somente para os processos agendados.

Fonte Prefeitura do Município de Rolândia / Colaborou Rafael Rodrigues 

Sobre o Autor

Sou formado em Marketing & Propaganda (2004) e também em Jornalismo (2015) pela Unopar. Trabalho com Comunicação Social há mais de 15 anos e sou  proprietário do Jornal Manchete do Povo.

Itens relacionados (por tag)

  • PROCON faz orientações a população sobre BLACK FRIDAY

    Nesta sexta-feira, dia 24 de novembro, as grandes redes que atuam no comércio realizam a chamada Black Friday. O evento reúne lojas físicas e virtuais com descontos em produtos.

    O destaque entre as promoções fica com os eletroeletrônicos (computadores, celulares, tablets e eletrodomésticos). Com todo o apelo comercial em volta da data, o Procon-PR orienta aos consumidores que pesquisem antes de comprar. O objetivo das dicas é evitar que as pessoas façam um mau negócio ou sejam enganadas e lesadas por descontos falsos.

    Caso a compra seja feita pela internet, o Procon orienta o consumidor a utilizar os buscadores de preços e também a pesquisar em vários sites e até mesmo em lojas físicas. É necessário também observar se nos sites constam todos os dados do fornecedor e desconfiar se apenas for informado um telefone celular para contato.

    O fornecedor deve ter CNPJ e é possível verificá-lo no site da Receita Federal. Para dúvidas ou orientações, o Procon Rolândia atende na Rua Monteiro Lobato, quase esquina com a Presidente Bernardes, próximo a Igreja Matriz.

     O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, sendo que até quinta-feira, das 9h às 11h e 13h às 16h, acontece a distribuição de senhas. Nas sextas, o atendimento é somente para os processos agendados. O telefone para contato é o 3906-1028 ou 3906-1009.O Procon de Rolândia é vinculado à Procuradoria Jurídica do Município e realiza, em média, 400 atendimentos por mês. 

    Fonte: http://www.procon.pr.gov.br

  • Trabalhadores são obrigados a entrar sem sapato no banco e acionam o PROCON

    Na tarde desta quinta (24), por volta das 13 horas, dois homens foram ao Banco do Brasil de Rolândia e na porta giratória foram barrados por usarem botinas de trabalho com metal na ponta. Para entrar os trabalhadores tiveram que tirar os sapatos, ficando descalços e passando por um grande constrangimento

Localização

Rua: Alfredo Moreira Filho
N°: 362
CEP: 86600-003
Rolândia - PR

Mapa

O Jornal

Manchete do Povo - Mais de 3 mil exemplares todos os sábados em mais de 140 pontos da cidade.

Contato

Telefone: (43) 3016 0201

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fale conosco

News Letter

Receba nossas novidades por e-mail

logo-manchete-do-povo-rodape