Campanha "Você Pode Mais" alerta sobre violência contra mulheres na adolescência

Campanha "Você Pode Mais" alerta sobre violência contra mulheres na adolescência Destaque

A faixa etária entre 15 e 19 anos responde por 62% das notificações de violência, e 6% das violências sexuais contra as mulheres. A Campanha “Você Pode Mais – falando com jovens” busca impactar o público através das redes sociais, principalmente os adolescentes

As mulheres, de 15 a 19 anos, são as principais vítimas de violências sexual e física, respondendo por 62,3% das notificações pelo Sistema Nacional de Atendimento Médico (Sinam). Também a taxa de adolescentes mães, apesar da tendência decrescente, é, pelo menos, o dobro da taxa de países europeus.

Diante desse panorama e por conta do alcance da internet que a internet possui e influencia das redes sociais, a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social lança nesta quinta (11), a campanha “Você Pode Mais – Falando com o Jovem”. A ação educativa busca impactar principalmente o público adolescente com um filme exclusivo para veiculação nas redes sociais.

De acordo como relatório “Ending Violence in Childhood”, divulgado pelo Global Report no ano passado, no Brasil, a cada 100 mulheres de 15 a 19 anos, seis sofrem violência sexual. O IBGE ressalta a taxa de fecundidade nessa faixa etária, por envolver adolescentes em gravidez precoce. No Paraná, a taxa é de 52,6 filhos por 1.000 mulheres, menor que o índice brasileiro, mas superior aos 25 registrados na países europeus e na américa do norte.

Casamentos precoces e a diferença de números entre gêneros também preocupam. No Paraná, menos de 1% dos homens que se casaram em 2016 tinham entre 15 e 19 anos, entre as meninas, esse percentual superou os 12%.

Outro risco, difícil de ser medido, é a exposição da intimidade em fotos nas redes de troca de mensagens. Esse artifício pode ser usado para chantagear e forçando a adolescente a se submeter a algum tipo de abuso e violência, ou apenas para prejudicar a garota, frente a seus familiares ou à comunidade.

A Campanha “Você Pode Mais – Falando com o Jovem”

Quatro youtubers foram convidadas e participaram de uma experiência angustiante no formato “escape game”. A missão era ajudar uma amiga a escapar da violência, em apenas 60 minutos. No roteiro, foram incluídas situações como envio de fotos privadas por aplicativo de mensagem, sexo forçado, gravidez e casamento precoce.

A ideia do “escape game” foi criar a tensão parecida com as vivenciadas por meninas expostas a violências e estimular a sororidade – união e empatia entre mulheres - companheirismo e solidariedade. Dessa forma, busca-se a empatia das seguidoras das youtubers para que fiquem em alerta aos riscos e consigam evitar e escapar de situações que podem comprometer suas vidas.

Esta ação dá sequência à campanha lançada em novembro do ano passado “Você Pode Mais” que alerta sobre as violências “invisíveis” contra a mulher que muitas vezes são socialmente aceitas. O filme será veiculado até 28 de fevereiro e terá como alvos adolescentes e jovens de 14 a 21 anos nas redes socais mais frequentadas por este público.

Click aqui para assistir ao vídeo

violencia mulher adolecente manchetedopovo

Fonte Agência de Notícias do Paraná / Texto colaborou Rafael de Lima Rodrigues 

Sobre o Autor

Sou formado em Marketing & Propaganda (2004) e também em Jornalismo (2015) pela Unopar. Trabalho com Comunicação Social há mais de 15 anos e sou  proprietário do Jornal Manchete do Povo.

Localização

Rua: Alfredo Moreira Filho
N°: 362
CEP: 86600-003
Rolândia - PR

Mapa

O Jornal

Manchete do Povo - Mais de 3 mil exemplares todos os sábados em mais de 140 pontos da cidade.

Contato

Telefone: (43) 3016 0201

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fale conosco

News Letter

Receba nossas novidades por e-mail

logo-manchete-do-povo-rodape