Lazari conta como tudo começou

Lazari conta como tudo começou Destaque

“Aconteça o que acontecer” é o primeiro romance publicado da escritora rolandense Sueli E. Lazari

A autora explica que o livro é um projeto antigo, e que ao passar dos anos foi deixado de lado devido à falta de tempo e outros imprevistos, e entre esses dez anos ela o reescreveu várias e várias vezes. Até que se dedicou por nove meses, e então conseguiu finalizar a sua obra, lançando em setembro de 2017 na Livrarias Curitiba em Londrina. A obra literária concedeu a Sueli uma “Moção de Congratulações” pela Câmara Municipal de Rolândia. A homenagem foi indicação do Vereador Andrézinho da Farmácia (PSC).

O romance é uma ficção que se passa em tempos atuais, e abordam temas como a depressão, auto aceitação, a importância da fé e a superação. A autora tece sua trama na busca da felicidade idealizada e da perseverança em não desistir ao encontrar pedras no meio do caminho. Sofia, a protagonista enfrenta uma série de problemas, como a traição e a perda de um ente querido, que desperta em si uma escuridão, e aos poucos vai se consumindo psicologicamente. Então, dia após dia, ela terá de reunir forças para dar a volta por cima, lutando contra si mesma e por um amor que surge em meio a todo esse caos.

O Jornal MANCHETE DO POVO fez uma entrevista com a escritora e traz para você conhecer a fundo o trabalho da rolandense:

Jornal Manchete: Quando você se descobriu aspirante à escritora?

Sueli Lazari: Bem, eu escrevo desde que me lembro, sentia muita necessidade de me expressar, como era tímida, encontrei uma maneira prazerosa de fazer isso nos meus textos.

JM: Quais foram os desafios que você enfrentou desde que escolheu escrever o romance até a sua publicação?

SL: A maior dificuldade vem do fato de você ainda não ter um nome reconhecido no meio literário. Ninguém quer investir numa incógnita. No mundo em que vivemos, onde as pessoas são imediatistas e a internet dita a tendência de tudo, é difícil causar interesse sem ser uma "youtuber" famosa!

JM: Qual o tema que você aborda em seu romance “Aconteça o que acontecer”?

SL: Temas como a depressão, o homossexualismo, desaparecimento e as inquietações em todas as áreas da vivência humana. O medo, as alegrias, os anseios, o amor e o ódio.

JM: Como foram criados os personagens, você se inspirou em pessoas reais que fizeram/fazem parte da sua vida, ou eles são totalmente fictícios?

SL: Eu acredito que só podemos escrever sobre o que conhecemos, essas pessoas, de algum modo, passaram por minha vida e deixaram seus exemplos. Um pouco de cada um ficou num pouco de cada personagem.

JM: O que você mais gostou de escrever em sua obra? E o que não gostou? E Por quê?

SL: Eu gosto de falar de sentimentos, e Sofia estava repleta deles, isso foi bom. Posso dizer que quando fiz pesquisas sobre casos de desaparecimentos, fiquei tensa, foi meio pesado para mim.

JM: Como é seu processo de escrita, existe alguma técnica ou quando está inspirada passa tudo para o papel?

SL: Estudei bastante sobre técnicas, mas quando as ideias surgem, eu sinceramente esqueço de todas elas.

JM: Qual é a sua bagagem de leitura, seus autores e obras favoritas, no qual indicaria a outros?

SL: Comecei a ler com Jorge Amado e Machado de Assis. Depois Sidney Sheldon, Julia Quinn, Agatha Christie e tantos outros. Não me inspirei em nenhum escritor. Gosto de escrever o que me toca, e quando começo, as palavras vão surgindo e as tramas se resolvendo quase por elas mesmas. Meus personagens criam vida e decidem o que vão fazer.

JM: Você ganhou uma moção de congratulações da Câmara de Vereadores, nos conte como foi sobre:

SL: Foi uma indicação de uma pessoa que respeito muito e tenho um grande carinho. Fiquei honrada e muito feliz. Foi como uma chama de esperança de um dia ser reconhecida nacionalmente como escritora.

JM: Você possui outras obras publicadas?

SL: Além do romance “Aconteça o que acontecer”, publicado pela Editora Novo Século, também fui convidada pela Editora portuguesa Chiado, a participar de uma antologia, denominada “Além da terra - Além do Céu”, com minha poesia “A Primeira das três virtudes”. Estive inclusive em São Paulo para seu lançamento. Também tive a alegria de ter o meu conto, “Uma Aventura em Morretes”, selecionado pelo Sesc do Paraná para uma coletânea infantil.

Todos estão convidados para acessar a Página no Facebook e acompanhar as obras literárias da autora. Ela também os convida a se permitir apaixonar pela literatura, pelas páginas dos livros que podem os transportar para um outro mundo.   “As pessoas sempre me dizem que gostariam de ler, mas que não têm esse hábito. Queria dizer que ler é como andar de bicicleta. No começo, pode parecer impossível, mas quando você aprende se surpreende em saber que é muito gostoso e muito fácil. Comece com uma leitura leve, leia com calma, perceba as palavras, visualize o cenário. Sinta as emoções dos personagens, os cheiros, os sons. Aproveite para se apaixonar, se aventurar, se superar e vire a próxima página”, expressou a escritora rolandense Sueli E. Lazari. 

26907419 1427935820650879 7777905697713929043 n

Texto por Rafael de Lima Rodrigues 

Sobre o Autor

Sou formado em Marketing & Propaganda (2004) e também em Jornalismo (2015) pela Unopar. Trabalho com Comunicação Social há mais de 15 anos e sou  proprietário do Jornal Manchete do Povo.

Itens relacionados (por tag)

  • Escritora rolandense recebe Moção de Congratulação

    Na 30ª Sessão Ordinária da última segunda-feira (16), foi homenageada com uma “Moção de Congratulações”, a escritora Sueli Lazari, pelo lançamento de sua primeira obra literária, com o livro intitulado "Aconteça o que acontecer".

    A homenagem de autoria do Vereador Andrezinho da Farmácia (PSC), se justifica pela grandiosa e relevante obra literária.

    Assessoria de Comunicação Social / Fotos Darcio Campos 

     materia sueli Lazari manchetedopovo Rolândia 1materia sueli Lazari manchetedopovo Rolândia 2materia sueli Lazari manchetedopovo Rolândia 3materia sueli Lazari manchetedopovo Rolândia 4

  • Capitão da Polícia Militar lança livro sobre a liderança nas áreas profissional e pessoal

    assSeja em corporações civis ou militares, a liderança é uma característica essencial para alcançar o sucesso e a realização profissional e pessoal. Na Polícia Militar, tal qualidade é um dos pilares de formação para um bom comandante, seja desde um oficial que coordena um batalhão até um soldado líder de uma equipe de patrulhamento. Buscando atingir esses públicos, o capitão Marcos Antônio Tordoro, do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM), lança um livro sobre o assunto, intitulado “Liderança: atitude, hierarquia, disciplina e coragem para fazer a diferença em um ambiente hostil”.

    Há mais de 20 anos nas fileiras da corporação, o capitão Tordoro desenvolveu o livro para tratar de um tema importante para a vida de todas as pessoas que em situações diversas e, por vezes, decisivas, exigem uma postura de liderança para que sejam solucionados. “Na obra abordamos diversas questões que influenciam na formação da liderança de um indivíduo, para que atuem de maneira ética e moral em suas atribuições”, explicou.

    Nos 34 capítulos do livro, o autor trata de assuntos sobre a liderança no meio policial militar e também em corporações civis, bem como a importância da família na vida pessoal e profissional do indivíduo. Uma das orientações tratadas na obra é a Regra de Ouro: tratar bem as pessoas da mesma maneira que gostaria de ser tratado.

    “O livro aborda ainda o conceito de respeito ao cidadão, sobretudo a atitude corajosa diante de situações adversas. Para isso ilustramos alguns casos citados na Bíblia Sagrada, falando sobre a Davi, Neemias, Josué e outros personagens que se depararam com circunstâncias negativas e tiveram que usar a fé para superá-las”, destacou o capitão.


    O lançamento oficial do livro será no dia 8 de julho, em Rolândia a partir das 10h na Rua Monteiro Lobato, livraria Ágape. Para adquirir a obra, os interessados devem entrar em contato com o capitão Tordoro pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

    Por Marcia Santos - Jornalista PMPR

    001DSC 0027DSC 0028IMG 7415IMG 7421

    Fotos: Jasson Wolff

  • ANA STOPPA EM ROLÂNDIA

    A autora visitará escolas, doará de livros e fará o plantio de árvores

Localização

Rua: Alfredo Moreira Filho
N°: 362
CEP: 86600-003
Rolândia - PR

Mapa

O Jornal

Manchete do Povo - Mais de 3 mil exemplares todos os sábados em mais de 140 pontos da cidade.

Contato

Telefone: (43) 3016 0201

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fale conosco

News Letter

Receba nossas novidades por e-mail

logo-manchete-do-povo-rodape