Rodrigo Stutz

Rodrigo Stutz

Sou formado em Marketing & Propaganda (2004) e também em Jornalismo (2015) pela Unopar. Trabalho com Comunicação Social há mais de 15 anos e sou  proprietário do Jornal Manchete do Povo.

A 17ª Regional de Saúde (17ª RS), que atende Londrina e outros 19 municípios, registrou 119 ataques de escorpião de janeiro a setembro deste ano. Os dados foram repassados para a reportagem pelo direito de vigilância em saúde da 17ª RS, José Carlos Moraes, nesta quinta-feira (14).


Em Alvorada do Sul foram cinco acidentes; um em Cafeara; um em Cambé; 12 em Centenário do Sul; 15 em Florestópolis; três em Guaraci; um em Ibiporã; seis em Jaguapitã; seis em Lupionópolis; sete em Miraselva; quatro em Porecatu; sete em Prado Ferreira; um em Primeiro de Maio e; dois em Rolândia, totalizando 119 ataques de escorpião.Em Londrina, foram 19 acidentes com escorpiões. No entanto, o município que registrou mais ataques foi Sertanópolis, com 29 acidentes.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), de janeiro a agosto de 2017, foram 771 casos de picadas de escorpiões no Paraná. Em 2016, foram 1.740 ataques no estado e duas mortes confirmadas na região Noroeste do estado (Paranavaí e Cianorte).

Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, contabilizou 57 casos. Este é o maior número registrado no Paraná.

Jussara, localizada na região Noroeste, tem um dos maiores índices de picadas por escorpião em 2017. São 27 picadas, de janeiro a agosto. Desses 27 casos, dois foram em crianças de dois e quatro anos. A criança de dois anos se recuperou, mas a outra, de quatro, não resistiu e morreu no mês de agosto.

Época propícia

De acordo com o diretor de vigilância em saúde da 17ª RS, esta época do ano, quando o clima começa a esquentar, é a mais propícia para o aparecimento de escorpiões. "É preciso evitar que ele apareça. Geralmente, os escorpiões ficam em locais quentes e úmidos que tenham madeira, telha ou outros objetos amontoados, que são ambientes de vegetação densa terrenos abandonados. O clima mais quente aumenta a atividades deles, além disso, é a época na qual eles se alimentam e se reproduzem", explica.

Conforme dados da Coordenação de Saúde Ambiental e Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde, de janeiro até agosto, foram enviadas para identificação 59 amostras de escorpiões, sendo que 13 foram responsáveis por acidentes e do Tipo Amarelo, que é o mais agressivo. Segundo Moraes, são 30 espécies no Brasil. "Os mais comuns e perigosos em nossa região são: tityus bahiensi, tityus brazilaeti, tityus serrulatus e tityus neglectus. Os escorpiões são animais terrestres com hábitos noturnos. Eles costumam ficar durante o dia em locais que não há claridade e vivem, em média, de 3 a 4 anos.

Segundo Tania Portella, chefe da divisão de zoonoses e intoxicações da Sesa, em 2016, no Paraná, foram mais de 14 mil acidentes por animais pessonhentos, deste total, cerca de 1,7 mil foram por escorpiões. "Este número de 771 casos já era o esperado dentro do período. E com a chegada do verão a tendência é aumentar. Por isso, é muito importante além de evitar o entulhamento de restos de materiais de construção e outros objetos, sempre olhar suas roupas de cama, travesseiro, sapatos, roupas antes de usar. Além disso, é importante desencostar camas e berços das paredes."

O que fazer?

Caso você seja picado, procure lavar o local com água e sabão e procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. De acordo com Moraes, o médico vai realizar o tratamento com base nos sintomas apresentados. "Caso o médico achar necessário, ele pode encaminhar a pessoa para o Centro de Controle de Intoxicações no Hospital Universitário (HU) de Londrina."

Portella afirma que é importante coletar o animal ou tirar foto e encaminhar para a Vigilância Sanitária do município. "Se puder levar uma foto ou a maior quantidade de características sobre o animal, é interessante para ajudar os profissionais de saúde a diagnosticarem com maior precisão sobre o tipo de veneno, em relação a espécie." E segundo ela, a pessoa que encontrar o animal, pode eliminá-lo sem problemas. "Além disso, é importante usar sempre equipamentos de proteção individual, como luvas e botas, antes de limpar algum local, mexer com madeira, materiais de construção e outros objetos."

Segundo a chefe de divisão de zoonoses e intoxicações, a maioria dos casos tem cura sem sequela. No entanto, é preciso tomar cuidado com crianças menores de 10 anos, em relação ao escorpião da espécie serrulatus, mais conhecido como escorpião amarelo. "Nós temos um centro de controle de envenenamento do Paraná que é importantíssimo que a população e os profissionais de saúde tenham esse número [0800 41 0148], para tirar dúvidas em relação a diagnósticos, além de outros pontos sobre os ataques desses animais."

fonte: 

 

Ele foi vítima de falência múltipla dos órgãos em consequência de um câncer, informou o Hospital Moriah.

O jornalista Marcelo Rezende morreu, às 17h45 deste sábado (16), em São Paulo, aos 65 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos em consequência de um câncer, informou o Hospital Moriah.
Rezende foi diagnosticado no início do ano com câncer no pâncreas com metástase no fígado. Ele se afastou do comando do programa Cidade Alerta, da TV Record, para fazer o tratamento de quimioterapia. Ele estava internado no Hospital Moriah, na Zona Sul de São Paulo.
Em um vídeo postado no dia 3, Marcelo Rezende falou sobre os altos e baixos do tratamento contra o câncer. "O que eu tenho, a doença que eu tenho, o câncer que eu tenho, tem altos e baixos, é como uma montanha-russa. Uma hora eu to lá em cima, outra hora eu to lá embaixo. O mais importante é que eu estou firme e estar firme é aqui, onde a mente funciona. E eu estou firme para enfrentar os baixos, até chegar o momento em que o alto vai deslizar e aí a cura vai chegar. E eu tenho certeza dela porque Deus está comigo, Deus está contigo", disse o jornalista.
Marcelo Luiz Rezende Fernandes nasceu no Rio de Janeiro, em 12 de novembro de 1951.
Começou sua carreira como repórter esportivo nos anos 70 do Jornal dos Sports. Trabalhou em O Globo, revista Placar e chegou à TV em 1987 para trabalhar na Globo. Entre os destaques está a cobertura do caso da operação da polícia na Favela Naval, em Diadema e a apresentação do programa Linha Direta. Trabalhou também na Band e Rede TV.
O jornalista deixa cinco filhos e dois netos. Fonte: G1

 Um procurado da Justiça pela Lei Maria da Penha foi preso na manhã deste domingo (17/09) no Conjunto Habitacional Ulysses Guimarães em Cambé.

 De acordo com a equipe RPA da Polícia Militar dos Soldados Divaldo e Everton, havia um mandado de prisão em aberto contra Valdir Rodrigues de Lima de 41 anos, expedido no dia 14/09/2017 pela Vara Criminal de Cambé.

Lima foi condenado a cumprir a pena por três meses em regime semi-aberto.

 O suspeito foi preso na Rua Dionísio Miliossi. O homem foi conduzido à Delegacia de Polícia de Cambé onde encontra-se à disposição da Justiça.

 

? PORTAL CAMBÉ ?

Uma briga entre gangues rivais da Zona Sul de Londrina terminou com três pessoas mortas e uma baleada. Segundo informações da Polícia Militar, dois indivíduos em uma moto passaram atirando contra um grupo de jovens que estavam fumando narguilé em frente a uma casa na Rua dos Gerânios.

Dois rapazes foram feridos, um deles encaminhado por terceiros ao Hospital da Zona Sul e outro morreu no local, identificado como Vitor Hugo Santana dos Santos. Mas o que mais chamou a atenção foi a morte de Maria de Fátima Nascimento Moraes (57), moradora do bairro e que havia acabado de sair de casa para vender seus pães. Ela era conhecida e querida por todos do bairro e passava no momento em que os rapazes de moto passaram atirando.
Na Rua Crisântemo no Parque das Indústrias outro homem morreu, Cláudio Crispin, de 37 anos, estava sentado na praça quando, supostamente, os mesmos homens nas motos passaram atirando. Ele chegou a ser socorrido pela equipe médica do Samu e do Siate, mas não resistiu.
A Polícia Civil de Londrina Investiga o caso.
Com informações de Odair José/Rede Massa - Fonte: Diario24h

O trágico acidente foi registrado no final da tarde deste sábado (16) na PR 218 entre os municípios de Astorga e Sabáudia, mais precisamente no trevo que da acesso a Pitangueiras. A colisão envolveu um Fiat Uno com placas de Londrina e uma carreta Scania de Toledo.

Duas pessoas morreram na hora, outras duas ficaram gravemente feridas. Todas as vítimas ocupavam o automóvel de Londrina. O acidente mobilizou diversas equipes do Corpo de Bombeiros, Samu, Defesa Civil além do aeromédico Samu (saúde 03).

As vítimas fatais seriam o motorista do Fiat Uno e uma passageira de 54 anos (genro e sogra). Uma moça de 20 anos e um adolescente de 17, foram socorridos e encaminhados para hospitais de Maringá, respectivamente HU e Santa Rita. O caso mais preocupante seria do adolescente, que sofreu um grave traumatismo craniano.

Pelo que foi apurado no local, os ocupantes do carro seriam moradores da cidade de Londrina, mas teriam passado todo o dia de hoje em um Parque Aquático de Pitangueiras. O condutor do Uno ao chegar no trevo, teria invadido a pista de rolamento e foi atingido pela carreta que trafegava sentido Sabáudia a Astorga. O motorista da carreta nada sofreu.

A policia rodoviária estadual investigará as causas do acidente.

Fotos: Luiz Melo - Reprodução Anderson Lopez Corujão

2-2017 09 16 20 20 40-58121743105 1505622169484621 1392358175550096929 n21751563 1505622116151293 5643934641019021904 n21751945 1505621969484641 7324151665424421307 n21752311 1505622059484632 841337599223846577 n21752323 1505621996151305 8430692758415532486 n

Um casal foi detido por policiais militares na manhã desta sexta-feira (15) após um homem com bebê de três meses no colo ameaçar colocar fogo em residência na Rua Manoel Luiz da Silva, na Vila São Carlos, na zona oeste de Apucarana. A ação contou com apoio da Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros.

De acordo com a Polícia Militar (PM), um policial aposentado do Ceará e que atualmente mora em Rolândia veio até Apucarana após descobrir que sua filha, de 17 anos, estaria em um imóvel na Vila São Carlos.

Quando chegou à residência, o policial cearense encontrou um homem de 29 anos que é convivente da menor. Houve desentendimento e, segundo a PM, o homem ameaçou colocar fogo na casa onde mora com menor.

Ele estaria com seu filho de três meses no colo quando uma equipe da Guarda Municipal (GM) tentou abordá-lo. O homem acabou imobilizado e preso.

A filha do policial, que não estava no local quando a situação teve início, chegou e, conforme a PM, tentou impedir a prisão do companheiro. Ela também acabou detida e precisou ser algemada porque estava muito agitada.

O casal foi levado à 17ª Subdivisão Policial (SDP) para avaliação do caso pelo delegado-chefe da 17ª SDP, José Aparecido Jacovós.

fonte: 

Policiais militares do 15 BPM recuperaram uma caminhonete roubada em uma chácara em Primeiro de Maio, nas buscas as equipes encontraram um revólver, munições, um fuzil e grande quantidade de droga.

fonte: 15° Batalhão Policia Militar 

manchetedopovo materia apreensão pçrimeirodemaio 1manchetedopovo materia apreensão pçrimeirodemaio 2manchetedopovo materia apreensão pçrimeirodemaio 3manchetedopovo materia apreensão pçrimeirodemaio 4manchetedopovo materia apreensão pçrimeirodemaio 5

 

Foi publicado ainda este ano pela editora Talentos da Literatura Brasileira o romance “Aconteça o que Acontecer” da escritora rolandense Sueli E. Lazari Scatolin.

E aconteceu neste dia 02 deste mês o lançamento oficial em um dia de autógrafos na livraria Curitiba, Catuaí Shopping Londrina. Estiveram presentes familiares, amigos e convidados que fizeram daquele um dia especial para a autora.

“Só posso agradecer do fundo do meu coração a cada um que esteve ontem comigo. Você tornou meu dia mais que especial. Que Deus retribua grandemente o carinho que dedicaram mim. Gratidão é a palavra para hoje, à você e à Deus. Sou uma pessoa abençoada”, completa Sueli.

 Você encontra o romance na Livraria Curitiba do Shopping Catuaí, em Rolândia na Velox ou ainda pela internet na Saraiva, Livraria Cultura, Livraria da Folha ou Editora Novo Século.

Aconteça o que Acontecer é o livro de estreia da autora nacional, S. E. Lazari e essencialmente neste livro, a autora falará sobre a busca da felicidade e todos os percalços que encontramos no meio do caminho.

Sofia está recomeçando. A pouco teve que enfrentar a traição vindo das duas pessoas que mais confiava na vida e depois veio o golpe final. A perda repentina do seu pai, fez com que Sofia despertasse a escuridão dentro dela. Agora, dia após dia, ela tenta reunir forças para dar a volta por cima na sua vida, mas para isso ela precisará enfrentar o que vê diante do espelho primeiro. 

As coisas começam a se encontrar quando Sofia procura a ajuda de Ricardo, um psicologo que acaba se revelando um grande amigo. É através de Ricardo que Sofia conhece Lorenzo, alto, moreno e um modelo de tirar o fôlego. Sofia parece não acreditar quando o mesmo se mostra bastante interessado nela, porém, para navegar rumo a felicidade tão desejada, ela precisará aprender a enfrentar muitos dos seus demônios, muitas das suas inseguranças e principalmente, perceber que a vida real não é feita apenas da perfeições. 

21270923 285404828608611 9042301323278221616 n21272758 158730531373121 5867639979773589829 o21369095 1625505087499501 1472006926068050602 n21369395 1625504997499510 2526540156723737348 n

Venha conhecer as soluções em empréstimos consignados, quitar suas dívidas com dinheiro na conta e realizar seus sonhos com taxas baixas e ótimos prazos

Reinaugurou semana passada o Correspondente Exclusivo Paraná Banco em Rolândia, na Rua Morteiro Lobato, 190 sala 2, Shopping Bauhaus e atende pelo fone (43) 3156 0246.

A proprietária, Rosalina Aparecida Moreira Signori, revela que já é correspondente exclusiva do Paraná Banco em Rolândia há três anos e destaca que é a única financeira que tem convênio com a Prefeitura Municipal de Rolândia. “Representamos um jeito novo de atender servidores públicos da prefeitura e do estado, aposentados e pensionistas do INSS”, aponta.

O Paraná Banco utiliza sua experiência e tradição para levar ao mercado confiança e qualidade em produtos financeiros, sempre com as melhores condições de pagamento e vantagens exclusivas.

Com cursos presenciais ou online, por meio de portal de ensino a distância (Portal do Saber), o parceiro exclusivo Paraná Banco tem todo o apoio e conhecimento necessário para atender cada vez melhor os clientes.

PRODUTOS

Regularização de Débitos: Quite suas dívidas de cartão de crédito e cheque especial. Traga seus empréstimos com outros bancos e tenha vantagens.

Empréstimo Consignado:

TAXAS COMPETITIVAS

O empréstimo consignado é uma das modalidades de crédito com as melhores taxas do mercado.

AGILIDADE

Atendimento personalizado, contratação rápida e segura. Sem avalista e sem consulta aos órgãos restritivos de crédito (SPC e Serasa).

COMODIDADE

O valor das parcelas é descontado diretamente do seu salário ou benefício do INSS, e não ultrapassa 30% do que você recebe por mês.

DOCUMENTOS

Para contratar são necessários os seguintes documentos: CPF, RG, Comprovante de Residência, número do Benefício (INSS) ou Contra-Cheque.

 

https://www.paranabanco.com.br/emprestimo-consignado#saiba-mais


 

QUEM PODE CONTRATAR?

APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO INSS

Consulte sua margem disponível.

SERVIDORES PÚBLICOS

Municipal, Estadual ou Federal de órgãos conveniados ao Paraná Banco.

EXÉRCITO E AERONÁUTICA

Consulte para saber se seu órgão empregador possui convênio com o Paraná Banco

 

https://www.paranabanco.com.br/emprestimo-consignado#contratar

 

JÁ POSSUI UM EMPRÉSTIMO CONTRATADO?

REFINANCIAMENTO

Se você já tem empréstimo consignado com o Paraná Banco, você pode refinanciar o seu contrato, e a quantia a ser liberada está sujeita à análise de sua margem consignável.

PORTABILIDADE

Você pode transferir o seu empréstimo consignado feito em outra instituição financeira para o Paraná Banco. É rápido, fácil e seguro.

REGULARIZAÇÃO DE DÉBITOS

O Paraná Banco está sempre aberto para negociar e facilitar a vida de seus clientes.

Fotos: Inauguração.

Manchetedopovo ParanáBanco Rolândia site 1Manchetedopovo ParanáBanco Rolândia site 2Manchetedopovo ParanáBanco Rolândia site 3Manchetedopovo ParanáBanco Rolândia site 4Manchetedopovo ParanáBanco Rolândia site 5Manchetedopovo ParanáBanco Rolândia site 6Manchetedopovo ParanáBanco Rolândia site 7Manchetedopovo ParanáBanco Rolândia site 8Manchetedopovo ParanáBanco Rolândia site 9Manchetedopovo ParanáBanco Rolândia site 10Manchetedopovo ParanáBanco Rolândia site 11Manchetedopovo ParanáBanco Rolândia site 12Manchetedopovo ParanáBanco Rolândia site 13Manchetedopovo ParanáBanco Rolândia site 14Manchetedopovo ParanáBanco Rolândia site 15

 

Localização

Rua: Alfredo Moreira Filho
N°: 362
CEP: 86600-003
Rolândia - PR

Mapa

O Jornal

Manchete do Povo - Mais de 3 mil exemplares todos os sábados em mais de 140 pontos da cidade.

Contato

Telefone: (43) 3016 0201

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fale conosco

News Letter

Receba nossas novidades por e-mail

logo-manchete-do-povo-rodape