Ailton Maistro é reeleito prefeito de Rolândia com 78,35% dos votos
Atual prefeito vence com a maior votação da história de Rolândia
No último domingo (6), Ailton Maistro (PL) foi reeleito prefeito de Rolândia, com expressivos 78,35% dos votos válidos. O resultado das urnas confirmou o favoritismo do atual gestor, que havia liderado as pesquisas durante a campanha. Maistro recebeu 26.562 votos, vencendo com ampla margem sobre seus adversários. A eleição contou com a participação de 37.198 eleitores da cidade, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Resultado
Além de Ailton Maistro conquistou a reeleição com a maior votação já registrada na história de Rolândia. Enquanto os outros candidatos tiveram desempenho bastante inferior. Alex Santana (MDB) ficou em segundo lugar, com 18,60% dos votos válidos (6.307 votos), Márcio Vinícius (PODE) obteve 3,05% (1.034 votos).
Dos 37.198 votos totais, 1.591 foram brancos (4,28%), e 1.704 votos foram nulos (4,58%). A eleição também registrou uma abstenção de 26,01%, o que significa que 13.078 eleitores deixaram de comparecer às urnas.
Crescimento do eleitorado em Rolândia
O município de Rolândia teve um aumento de 2,06% no eleitorado em comparação com as eleições anteriores. Em 2024, a cidade contou com 50.326 eleitores aptos a votar, um crescimento de 1.037 eleitores em relação ao pleito de 2022. Apesar do aumento no número de eleitores, a abstenção ainda foi significativa.
Quem é Ailton Maistro?
Ailton Maistro nasceu em 2 de março de 1951, em Londrina-PR. Filho de Ricardo Maistro e Mafalda Zulian Maistro, desde cedo enfrentou desafios ao ver seu pai adoecer e precisar abandonar o trabalho como carroceiro. Aos oito anos, Ailton começou a ajudar no comércio da família e, ao longo da adolescência, assumiu diferentes trabalhos para contribuir com o sustento da casa, como empacotador de biscoitos e engraxate.
Em 1966, a família se mudou para Rolândia, onde Ailton trabalhou no Depósito Rolândia, pertencente ao seu tio Mauro Zulian. Aos 21 anos, ele cofundou a Romaco, uma empresa do setor de gás, e mais tarde assumiu a gestão da empresa, onde trabalhou incansavelmente como entregador e gerente. Ele continuou se dedicando ao crescimento de sua empresa enquanto retomava os estudos em Administração na FACCAR.
Ailton também teve uma forte atuação comunitária, presidindo a Associação Comercial e Industrial de Rolândia (ACIR) nos anos 1990 e o Grupo Escoteiro Guarani, sendo pioneiro ao registrar o primeiro CNPJ de um grupo escoteiro no Brasil. Além disso, foi presidente do Clube Concórdia por sete mandatos consecutivos, onde implementou reformas importantes.
Na vida política, Ailton foi eleito vice-prefeito de Rolândia em 2000, atuando ao lado de Eurides Moura. Ele desempenhou um papel decisivo na organização e administração municipal, contribuindo para a recuperação financeira da cidade. Em 2020, Ailton concorreu à prefeitura de Rolândia, superando desafios pessoais, como a COVID-19, que o levou a ser internado em estado grave.
Seu mandato como prefeito foi marcado por uma gestão transparente e focada no progresso da cidade, com melhorias em infraestrutura, educação e saúde, sendo a criação do PA 24 horas uma das realizações de destaque.
Candidatos a vereador mais votados
Além da eleição majoritária, os rolandenses também definiram a nova composição da Câmara Municipal de Rolândia. Confira abaixo a lista dos 10 vereadores mais votados:
- Gesiel Araújo (PSD) – 1.415 votos
- Guilherme Spanguemberg (PL) – 1.295 votos
- João Ardigo (MDB) – 1.139 votos
- Rodrigão (PSD) – 1.077 votos
- Sabine (PRTB) – 1.077 votos
- Vilmar Boy (PSD) – 1.028 votos
- Zé Luís Polvani (PL) – 880 votos
- Andrezinho da Farmácia (PRD) – 870 votos
- Ronaldo Bifinho (PRTB) – 813 votos
- Reginaldo Silva (PRD) – 761 votos
O que esperar do novo mandato?
Com o resultado das eleições, Ailton Maistro segue à frente da administração de Rolândia com a responsabilidade de continuar os projetos já iniciados e fortalecer o vínculo entre o município e a população. Durante a campanha, ele destacou a importância de investimentos em infraestrutura e saúde, além da manutenção de políticas públicas que aproximem o cidadão das decisões do governo local.