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Rolândia

Carnês do IPTU 2025 começam a ser entregues nesta sexta em Rolândia

Pagamento do imposto começa em janeiro, com desconto para cota única.

A partir desta sexta-feira (13), a Secretaria de Finanças de Rolândia iniciará a entrega dos carnês do IPTU 2025. Ao todo, serão distribuídos 31.763 documentos, divididos entre carnês prediais (na cor azul) e territoriais (na cor verde). Os carnês serão entregues nos endereços cadastrados e a previsão é que o processo se estenda até 16 de fevereiro de 2025.

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O pagamento do imposto estará liberado apenas a partir de 2 de janeiro, com opções de cota única ou parcelamento em até sete vezes.

Correção e condições de pagamento

O imposto teve correção de 3,79%, baseada no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de setembro de 2023 a agosto de 2024. Para quem optar pela cota única, haverá desconto de 15% sobre o valor do IPTU (excluindo taxas). O vencimento da cota única e da primeira parcela será em 17 de março de 2025.

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As parcelas seguintes terão os seguintes vencimentos:

  • 2ª parcela: 17 de abril
  • 3ª parcela: 19 de maio
  • 4ª parcela: 17 de junho
  • 5ª parcela: 17 de julho
  • 6ª parcela: 18 de agosto
  • 7ª parcela: 17 de setembro

Correção de carnês e serviços adicionais em Rolândia

A Secretaria de Finanças informou que, por falha gráfica, alguns carnês podem ser entregues sem a folha de pagamento em cota única. Nesse caso, os contribuintes podem solicitar o documento corrigido, a partir de 2 de janeiro, pelo WhatsApp (43) 3255-8611.

Os carnês prediais incluem a cobrança da taxa de coleta de lixo, variável conforme a metragem do imóvel, enquanto os carnês territoriais trazem a cobrança da taxa COSIP (Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública). Ambas as taxas são obrigatórias e não se aplicam em casos de isenção do IPTU.

Isenção e remissão do imposto

Quem obteve isenção no IPTU 2024 continuará isento automaticamente em 2025. Novos pedidos poderão ser feitos entre 2 de janeiro e 28 de fevereiro. Os requisitos incluem ser aposentado, ter renda familiar de até dois salários mínimos e possuir um único imóvel utilizado como residência.

Já os pedidos de remissão, voltados a contribuintes em situação de vulnerabilidade financeira, poderão ser feitos de 2 de janeiro a 5 de março. Os solicitantes passarão por entrevista com a equipe de Assistência Social do município.

Tanto a isenção quanto a remissão podem ser solicitadas presencialmente no setor de Tributação da Prefeitura, ou pela internet, no site oficial da administração municipal.

Dúvidas e segunda via

Contribuintes que não receberem o carnê até 16 de fevereiro poderão solicitar a segunda via pelo site www.rolandia.pr.gov.br, pelo WhatsApp (43) 3255-8611 ou diretamente na Prefeitura. O setor de Tributação atende de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h, na Avenida Presidente Bernardes, 809, no centro de Rolândia.

A Secretaria de Finanças reforça a importância de os moradores ficarem atentos às datas e condições para evitar problemas futuros com o pagamento do imposto.

Entrega dos carnês do IPTU 2025 em Rolândia inicia nesta sexta (13). Pagamento começa em 2 de janeiro com opções de desconto e parcelamento.
Foto – PMR

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