Carnês do IPTU 2025 começam a ser entregues nesta sexta em Rolândia
Pagamento do imposto começa em janeiro, com desconto para cota única.
A partir desta sexta-feira (13), a Secretaria de Finanças de Rolândia iniciará a entrega dos carnês do IPTU 2025. Ao todo, serão distribuídos 31.763 documentos, divididos entre carnês prediais (na cor azul) e territoriais (na cor verde). Os carnês serão entregues nos endereços cadastrados e a previsão é que o processo se estenda até 16 de fevereiro de 2025.
O pagamento do imposto estará liberado apenas a partir de 2 de janeiro, com opções de cota única ou parcelamento em até sete vezes.
Correção e condições de pagamento
O imposto teve correção de 3,79%, baseada no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de setembro de 2023 a agosto de 2024. Para quem optar pela cota única, haverá desconto de 15% sobre o valor do IPTU (excluindo taxas). O vencimento da cota única e da primeira parcela será em 17 de março de 2025.
As parcelas seguintes terão os seguintes vencimentos:
- 2ª parcela: 17 de abril
- 3ª parcela: 19 de maio
- 4ª parcela: 17 de junho
- 5ª parcela: 17 de julho
- 6ª parcela: 18 de agosto
- 7ª parcela: 17 de setembro
Correção de carnês e serviços adicionais em Rolândia
A Secretaria de Finanças informou que, por falha gráfica, alguns carnês podem ser entregues sem a folha de pagamento em cota única. Nesse caso, os contribuintes podem solicitar o documento corrigido, a partir de 2 de janeiro, pelo WhatsApp (43) 3255-8611.
Os carnês prediais incluem a cobrança da taxa de coleta de lixo, variável conforme a metragem do imóvel, enquanto os carnês territoriais trazem a cobrança da taxa COSIP (Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública). Ambas as taxas são obrigatórias e não se aplicam em casos de isenção do IPTU.
Isenção e remissão do imposto
Quem obteve isenção no IPTU 2024 continuará isento automaticamente em 2025. Novos pedidos poderão ser feitos entre 2 de janeiro e 28 de fevereiro. Os requisitos incluem ser aposentado, ter renda familiar de até dois salários mínimos e possuir um único imóvel utilizado como residência.
Já os pedidos de remissão, voltados a contribuintes em situação de vulnerabilidade financeira, poderão ser feitos de 2 de janeiro a 5 de março. Os solicitantes passarão por entrevista com a equipe de Assistência Social do município.
Tanto a isenção quanto a remissão podem ser solicitadas presencialmente no setor de Tributação da Prefeitura, ou pela internet, no site oficial da administração municipal.
Dúvidas e segunda via
Contribuintes que não receberem o carnê até 16 de fevereiro poderão solicitar a segunda via pelo site www.rolandia.pr.gov.br, pelo WhatsApp (43) 3255-8611 ou diretamente na Prefeitura. O setor de Tributação atende de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h, na Avenida Presidente Bernardes, 809, no centro de Rolândia.
A Secretaria de Finanças reforça a importância de os moradores ficarem atentos às datas e condições para evitar problemas futuros com o pagamento do imposto.