Anúncio abaixo do Cabeçalho
Anúncio acima do artigo
Últimas NotíciasRolândia

Concerto “O Mundo Mágico da Música” é destaque em Rolândia para alunos e professores

Apresentação do Quinteto de Cordas da Orquestra Solistas de Londrina integra abertura dos Jogos Florais com concerto didático para alunos e professores.

Nesta quinta-feira (24) e sexta-feira (25), o Quinteto de Cordas da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina levará o espetáculo “O Mundo Mágico da Música” para alunos e professores da rede municipal de Rolândia. O concerto será realizado no Centro Cultural Nanuk, às 18h30, como parte da abertura dos Jogos Florais, um evento cultural que visa incentivar a leitura e a declamação de poesias entre os estudantes.

Artigo inline anúncio #1 JULIANA 300 X 300

O espetáculo, lançado com sucesso em 2022, é voltado para o público infantil e traz um repertório que mescla famosas cantigas populares e grandes obras de compositores renomados, como Mozart e Villa-Lobos. Além da execução musical, os integrantes do Quinteto, que também são professores, compartilham informações sobre a história da música, contextualizando o desenvolvimento musical no Brasil e no mundo. O objetivo é aproximar as crianças da música clássica de maneira lúdica e educativa.

Jogos Florais e o estímulo à leitura

Os Jogos Florais são organizados pela Secretaria Municipal de Educação de Rolândia e têm como objetivo promover o gosto pela leitura e pela poesia entre os alunos. Cerca de 24 escolas municipais, incluindo CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) e instituições filantrópicas, participam da iniciativa. Durante o evento, os alunos terão a oportunidade de subir ao palco para apresentar trabalhos relacionados ao tema “Primavera”, desenvolvidos ao longo do ano letivo de 2024. As apresentações incluem poemas, poesias, encenações e danças, finalizando com uma performance coletiva de uma música em inglês, fruto das aulas do idioma.

PROPAGARE 300 X 300 1

Impacto e expansão do projeto cultural

Patrocinado por empresas como Unimed Londrina, BRDE e Bavária Distribuidora de Autopeças, o espetáculo “O Mundo Mágico da Música” já passou por cidades como Londrina e Cambé, e ainda está programado para visitar outros quatro municípios do norte do Paraná. A expectativa é de que o concerto impacte mais de 10 mil pessoas em toda a região. O evento em Rolândia também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

Orquestra de Câmara Solistas de Londrina: 25 anos de trajetória

A Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, sob a direção da pianista Irina Ratcheva e regência do maestro Evgueni Ratchev, é uma das mais conceituadas do Brasil, com uma trajetória de 25 anos dedicada à educação musical. Seu Quinteto de Cordas, formado por Bárbara Scarinci (violino I), Múcio Lobato (violino II), Natanael Fonseca (viola), Vanderlei Oliveira (violoncelo) e Jorge Silva (contrabaixo), tem se destacado pela realização de concertos didáticos, sempre com o objetivo de aproximar o público jovem da música de concerto.

Além dos concertos, a Orquestra desenvolve projetos educativos, como oficinas de Vivência Orquestral e conteúdos didáticos distribuídos nas escolas municipais de Londrina, reforçando o compromisso do grupo com a formação de novos públicos.

Programação

O espetáculo “O Mundo Mágico da Música” acontecerá nos dias 24 e 25 de outubro, às 18h30, no Centro Cultural Nanuk, em Rolândia, abrindo oficialmente os Jogos Florais da cidade.

Nesta quinta-feira (24) e sexta-feira (25), o Quinteto de Cordas da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina levará o espetáculo "O Mundo Mágico da Música" para alunos e professores da rede municipal de Rolândia. O concerto será realizado no Centro Cultural Nanuk, às 18h30, como parte da abertura dos Jogos Florais, um evento cultural que visa incentivar a leitura e a declamação de poesias entre os estudantes.O espetáculo, lançado com sucesso em 2022, é voltado para o público infantil e traz um repertório que mescla famosas cantigas populares e grandes obras de compositores renomados, como Mozart e Villa-Lobos. Além da execução musical, os integrantes do Quinteto, que também são professores, compartilham informações sobre a história da música, contextualizando o desenvolvimento musical no Brasil e no mundo. O objetivo é aproximar as crianças da música clássica de maneira lúdica e educativa.
Foto Reprodução

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Clique aqui!
Clique no botão para conversar com diretamente com a gente!