Londrinense embarcou com a Seleção Brasileira de Taekwondo para os Jogos Sul -Americanos da Juventude, no Chile

A equipe que representará o Taekwondo Brasileiro nos Jogos Sul-americanos da Juventude embarcou para Santiago, no Chile, onde será realizada a segunda edição deste evento, de 30 de setembro a 8 de outubro, com a participação de 1400 atletas de 14 países.

O Taekwondo será disputado de 5 a 8 de outubro e a seleção brasileira é composta por oito atletas e dois técnicos.  O destaque fica por conta da londrinense da Academia Madureira na categoria -63Kg, Ana Paula Morais.  Rivanaldo Freitas será o chefe de equipe  e Rodney Saraiva ocupará a função de técnico.

O grupo de jovens atletas, com idade até 16 anos, está bastante confiante para a participação no evento. A maioria já tem conquistas internacionais, porém passará pela primeira vez pela experiência de participar de um evento poliesportivo como uns Jogos.

Os atletas participantes do evento foram selecionados pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) com base nos atletas campeões e vice-campeões do Grand Slam 2017, nascidos entre 2001 e 2002. Para a escolha destas jovens promessas do Taekwondo nacional, foram analisados itens como perspectiva de resultados, potencial do atleta, resultados internacionais já alcançados e encaixe de peso dentro da categoria.

O Jogos Sul-americanos da Juventude são a primeira competição poliesportiva,  após os Jogos Olímpicos Rio 2016.  Em 2013, na edição inaugural do evento, em Lima, Peru, o Brasil conquistou 142 medalhas em 22 modalidades.  No Taekwondo, que contou com a participação de quatro brasileiros, foram conquistadas duas medalhas para o nosso país, com o ouro de Edival Marques, na categoria -63Kg; e  a prata de  Eduarda Detogni, na categoria -44Kg.

Nesta edição, o time brasileiro é composto por 150 atletas de 21 modalidades (atletismo, badminton, basquete 3×3, boxe, canoagem, caratê, ciclismo, esgrima, ginástica artística, golfe, judô, levantamento de peso, lutas, natação, remo, saltos ornamentais, taekwondo, tênis, tênis de mesa, triatlo e vôlei de praia). De acordo com o Comitê Olímpico do Brasil, serão 76 meninos e 74 meninas entre 14 e 17 anos na competição continental, que serve de preparação para os Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018.

(texto CBTKD)

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.