Governo do Paraná usará R$ 375 milhões de acordo com concessionária para obras em rodovias
Parte do valor será destinada à duplicação da PR-445 em Londrina; outras obras estão previstas para segunda fase do projeto.
A concessionária Caminhos do Paraná e o Governo do Paraná fecharam um acordo nesta sexta-feira (11) que resolve pendências relacionadas aos antigos contratos de pedágio. No total, a empresa pagará R$ 375 milhões para a realização de obras, com parte do valor sendo aplicada na duplicação da PR-445, em Londrina.
O acordo encerra 18 processos que tramitavam na Justiça Federal, referentes à administração de 405 quilômetros de rodovias federais e estaduais no Paraná, geridos pela concessionária até novembro de 2021. Originalmente, o valor a ser pago era de R$ 421 milhões, mas foi concedido um desconto de R$ 46 milhões por serviços prestados após o fim da concessão.
Como o dinheiro será usado
Segundo o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, o montante será aplicado em duas fases. A primeira fase inclui a duplicação de 24 quilômetros da PR-445, no trecho que liga Londrina a Mauá da Serra, com um custo estimado de R$ 200 milhões. A obra deve ser concluída até 2026.
A segunda fase envolverá a utilização do restante dos recursos em projetos ainda a serem definidos pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). As futuras obras fazem parte de um esforço contínuo do governo para melhorar a infraestrutura rodoviária no estado.
Governo do Paraná e o contexto da negociação
A concessionária Caminhos do Paraná administrou rodovias estaduais e federais no centro-sul do estado e na Região Metropolitana de Curitiba por mais de 20 anos. Após o fim dos contratos de concessão, que ocorreram em novembro de 2021, houve uma série de processos judiciais relacionados a essas operações, que agora foram resolvidos com o novo acordo.
Além da Caminhos do Paraná, outras três concessionárias estão em tratativas com o governo para fechar acordos semelhantes, o que pode garantir mais recursos para obras em rodovias do estado.
Nova fase das concessões
Com o término das concessões em 2021, várias praças de pedágio deixaram de cobrar tarifas. Desde então, o estado do Paraná tem trabalhado em um novo modelo de concessão, dividindo as rodovias em seis lotes. Até o momento, os lotes 1 e 2 já foram leiloados, englobando rodovias estaduais e federais nas regiões de Curitiba, Campos Gerais e norte pioneiro.
Os lotes 3 e 6 estão previstos para serem leiloados até o fim deste ano, como parte de um esforço contínuo para melhorar a malha viária do Paraná e garantir investimentos no setor.