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Londrina negocia retorno da Stock Car em 2025

Fundação de Esportes busca melhorias no Autódromo Ayrton Senna e negocia retorno da Stock Car para Londrina após três anos de ausência.

Fora do calendário da Stock Car desde 2021, Londrina, pode voltar a receber uma das principais competições de automobilismo do Brasil. A Fundação de Esportes de Londrina (FEL) está negociando com a Vicar, promotora da Stock Car, o retorno da corrida ao Autódromo Internacional Ayrton Senna, tradicional pista que já sediou diversas etapas do campeonato desde 1979.

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O motivo do afastamento de Londrina foi o estado precário da pista e a falta de adequações às novas exigências de segurança. Claudemir Fattori, presidente da FEL, anunciou recentemente que a fundação dispõe de R$ 4 milhões, oriundos do Ministério do Esporte, para investir em melhorias estruturais no autódromo. O objetivo é que Londrina esteja pronta para retornar ao circuito já em 2025, devolvendo à cidade a movimentação econômica e a visibilidade que o evento proporciona.

Infraestrutura e segurança: os desafios do autódromo

O Autódromo Internacional Ayrton Senna enfrenta problemas críticos, especialmente na curva da descida da caixa d’água, onde o espaço de escape é insuficiente para a potência atual dos veículos. O trecho possui apenas oito metros de distância entre a pista e o muro, o que aumenta o risco de acidentes. Para solucionar o problema, a FEL está desenvolvendo um projeto de ampliação da área de escape, além de outras reformas necessárias para atender aos padrões de segurança exigidos pela Stock Car.

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Fattori destacou que o valor de R$ 4 milhões será destinado a essas melhorias estruturais, mas a reforma completa do asfalto, avaliada em cerca de R$ 3,5 milhões, ainda depende de recursos adicionais. O asfalto, por suas especificidades para competições automobilísticas, exige uma aplicação especializada e de alto custo.

“Esse valor de R$ 4 milhões é apenas para a infraestrutura. Vamos precisar buscar mais recursos para o asfalto”, explicou Fattori.

Impacto econômico: expectativa de R$ 30 milhões em movimentação

Além do prestígio esportivo, o retorno da Stock Car pode trazer um impacto econômico significativo para Londrina. Segundo um estudo do Centro de Inteligência da Economia da Secretaria do Turismo de São Paulo (CIET-SP), cada etapa da Stock Car gera, em média, R$ 30 milhões para a economia local. Esse valor inclui movimentações em setores como hotelaria, alimentação e comércio em geral, devido ao fluxo de turistas e equipes.

Os comerciantes locais já veem a possibilidade com otimismo. Para Henrique Oliveira, presidente da Associação Comercial de Londrina, o retorno da Stock Car significaria um fôlego extra para a economia local. “A Stock Car atrai um público significativo e movimenta toda a cidade. Sem dúvida, é uma oportunidade que esperamos há muito tempo”, afirmou Oliveira.

Negociações avançadas com a Vicar

Para garantir a etapa de 2025, Fattori se reunirá em dezembro com Fernando Julianelli, Diretor Executivo da Vicar. A expectativa é que as reformas em andamento, aliadas ao plano de melhorias para a curva da caixa d’água, sejam suficientes para atender às exigências da Stock Car. Se aprovada, Londrina voltará a ser um dos 12 palcos da competição na próxima temporada.

A cidade, que já foi uma das preferidas pelos fãs e pilotos, busca reocupar o espaço que perdeu nos últimos anos.

“Nosso objetivo é devolver a Londrina o prestígio no automobilismo nacional. Estamos trabalhando para que em 2025 nossos torcedores possam ver a Stock Car novamente em casa”, concluiu Fattori.

Perspectivas para o futuro

Caso a negociação avance conforme o esperado, Londrina retomará seu protagonismo no automobilismo brasileiro. A presença da Stock Car também pode impulsionar outros investimentos no Autódromo Ayrton Senna, atraindo novos eventos de automobilismo e fortalecendo a economia local. A cidade, que abriga fãs fiéis e equipes preparadas, aguarda ansiosamente por um desfecho positivo para esse retorno.

Autódromo de Londrina pode voltar ao circuito da Stock Car em 2025; FEL negocia com a Vicar e investe R$ 4 milhões em melhorias na estrutura.
Foto Reprodução/Stock Car

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