Foi assinado pelo prefeito, Luiz Francisconi Neto (PSDB) e secretário de Meio Ambiente, Gilberto São João, no início deste mês o decreto de número 8.672 que disciplina o recolhimento de animais de grande porte soltos em vias públicas.

Fica, a secretaria de Meio Ambiente responsável pela coordenação das ações referentes a este problema que coloca em risco a população.
O animal que for encontrado solto agora pode ser recolhido e encaminhado para local apropriado. O proprietário quando identificado será multado em 100 FCA (Fator de Correção e Atualização) que corresponde atualmente a 252,24 reais, e ainda multa diária de 24 FCA, ou 60,53 reais.

ASSISTA A ENTREVISTA COM O SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE

Para retirar o animal o proprietário também deverá comprovar a propriedade do bem semente através de documentação.
Não identificado o dono do animal, a notificação será publicada em diário oficial e após 15 dias de prazo o cavalo será doado para produtores rurais cadastrados no programa agricultura familiar. Os valores arrecadados com as multas serão destinados especificamente para o serviço referido.
Gilberto São João explica que o processo ainda está em fase de análise dos interessados a realizar esse trabalho, já que o decreto autoriza a realização do serviço de forma terceirizada por pessoa física ou jurídica. Estamos buscando fazer de uma forma legal para que não dê problema para ninguém e muito menos para os animais que não têm nenhuma culpa disso tudo, garante o secretário.
Ele lamenta que atualmente em casos de animais soltos nas ruas a população não tem a quem recorrer e a prefeitura não tem onde destinar o cavalo. Esperamos que em breve possamos resolver esse problema e começar as apreensões quando necessário, afirma.

Corpo de bombeiros e Defesa Civil resgatam cavalo após cair em fossa

O Corpo de Bombeiros e Defesa Civil foram acionados na manhã de sábado (22) para resgatar um cavalo que havia caído em uma fossa séptica, no jardim Primavera, em Rolândia. O animal foi resgatado sem ferimentos com a ajuda dos moradores e da secretaria de infraestrutura do município.

Esse tipo de ocorrência é comum no município e vários cavalos ficam soltos pelas ruas da cidade pastando em terrenos baldios colocando em risco a população. A região do jardim San Fernando, já foi palco de vários acidentes graves envolvendo esse tipo de animal.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.