Restaurante da Unespar em Apucarana é fechado após alunos passarem mal
Unespar notifica empresa responsável por refeições após alunos e servidores relatarem mal-estar; reabertura depende de garantias de segurança.
O Restaurante Universitário (RU) do campus de Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) foi fechado temporariamente nesta terça-feira (29) após relatos de alunos e servidores que passaram mal após o jantar servido no local. A suspensão das atividades foi determinada pela direção da universidade, que notificou a empresa responsável pela concessão do serviço a apresentar um plano de providências para assegurar a segurança das refeições.
Segundo o vice-diretor da Unespar, Leonardo Sartori, as reclamações dos usuários do RU começaram a ser registradas na última quinta-feira (24), apontando para o cardápio da quarta-feira (23), composto por arroz branco, feijão carioca, filé de peixe à milanesa, purê de batata, mix de folhas, beterraba, melancia e suco de maracujá.
Sartori afirmou que a maioria das queixas envolveu a salada servida, embora o número exato de pessoas afetadas não tenha sido oficialmente contabilizado, uma vez que muitos se manifestaram apenas nas redes sociais.
Notificação e prazo para providências
Na sexta-feira, a Unespar notificou a empresa administradora do restaurante, solicitando um relatório detalhado sobre a possível origem do problema e as ações previstas para resolver a situação.
“Aguardamos o envio desse relatório até quarta-feira, com possibilidade de retorno das atividades na quinta (31), caso o concessionário garanta que não haverá riscos de contaminação”, explicou Sartori.
A empresa concessionária está à frente do serviço desde abril deste ano e tem a responsabilidade de atender às normas de segurança alimentar, conforme o contrato com a universidade. A decisão sobre a reabertura do restaurante depende das providências que a empresa venha a tomar para assegurar a qualidade e segurança das refeições servidas no local.
Impacto para a comunidade acadêmica
O RU é um importante recurso para os alunos e servidores da Unespar, especialmente para aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que podem fazer as refeições gratuitamente. Para os demais estudantes, o custo é de R$ 5, enquanto professores e servidores pagam R$ 14,35 por refeição. O fechamento temporário representa um desafio para os alunos que dependem das refeições a preços acessíveis.
A direção da Unespar assegura que o restaurante só será reaberto com plena garantia de segurança, enquanto monitora de perto as ações tomadas pela empresa para evitar novos incidentes. A comunidade acadêmica será atualizada assim que novas informações sobre a reabertura forem disponibilizadas.