Contabilista de Rolândia participa de avaliação da administração Kireeff

A reportagem explica que a pedido da FOLHA DE LONDRINA o presidente do Sincolon (Sindicato dos Contabilistas de Londrina), Geraldo Sapateiro, analisou as contas do Município de Londrina e concluiu que o prefeito está certo em promover o ajuste. Na reportagem o rolandense Mark Moraes também avalia que o pacote anunciado por Kireeff será suficiente para a prefeitura fechar as contas “no azul”.

Ele ainda destaca que devido à crise que o país enfrenta, as prefeituras estão arrecadando menos que o previsto e por isso é prudente o corte de investimentos. “A situação está difícil em todas as prefeituras”, avalia.

Mark já foi secretário de Fazenda de Rolândia e em uma breve avaliação das contas apresentadas do 1º quadrimestre publicadas, Rolândia encontra-se com as finanças equilibradas, apesar da arrecadação do ICMS, FPM, estar com índice menor que o previsto orçamentariamente.

Para Mark o que ficou bem abaixo foi o ITBI, resultado do desaquecimento do mercado Imobiliário nos dois últimos anos. Em sua opinião é válida a preocupação da administração, haja visto que no segundo semestre existe uma queda das receitas de IPTU e IPVA, que foram expressivos no primeiro quadrimestre.

Acrescenta-se ainda, que a retração da economia, naturalmente baixa arrecadação de ICMS e FPM, as quais não devem ter uma elevação aguda no segundo semestre.

Perfil

Mark Moraes é contador, sócio do escritório Moraes Assessoria Contábil & Empresarial, formado em Ciências Contábeis pela FACCAR, Pós Graduado em Controladoria e Gestão Financeira/FACCAR. Pós Graduado em Direito Tributário IBET (São Paulo), professor de Contabilidade do Curso de Ciências Contábeis FACCAR desde 2002, professor de Contabilidade Tributária, dos Cursos de Pós Graduação da UNESPAR (Apuracana), Faculdade REGES de Dracena-SP.

Trabalhou por aproximadamente 13 anos na Vara Cível (FORUM). Atuou como Secretário Municipal de Administração, Secretário de Finanças e Fazenda. Presidente do Fundo de Previdência do Município de Rolândia, Presidente do Comitê Gestor do Simples Nacional Contador Empresarial/Tributário em várias Empresas nos Estados do Paraná e São Paulo.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.