Eclipese lunar desta sexta-feira poderá ser visto de Rolândia

O maior eclipse do século acontece nesta sexta-feira (27) e poderá ser visto em quase todos os cantos do planeta. Ele começa oficialmente às 16h30 (horário de Brasília).

Em Apucarana, o nascer da lua acontece às 17h58, segundo o Sistema de Meteorologia do Paraná (Simepar). A partir deste momento, será possível observar a lua de sangue.

Ainda de acordo com o instituto, o céu estará pouco coberto por nuvens, o que facilitará a visualização.

 

Em toda região Sul e Sudeste do Brasil, o eclipse deve ser visto a partir das 17h45.
Efeito avermelhado – À visibilidade total do eclipse se dará em apenas parte do país, nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Segundo o professor do Instituto de Física da Universidade de Brasília (UnB), Paulo Eduardo de Brito, o efeito laranja avermelhado não será visível em todos os pontos do Brasil, mas apenas para as cidades mais próximas do litoral.

“Quando já estiver bem escuro, a lua vai estar escondida e vai ter um tom mais avermelhado. Assim que a lua nascer, por volta de 18h, vai ser possível conferir a lua escondida. Assim que o sol sumir, as pessoas vão conseguir ver a lua avermelhada”, explica Brito. Em regiões mais no centro do país, como em Brasília, esse aspecto não deve ficar tão perceptível.

 

(Fonte cobrareporternews.com.br / informações do TN Online)

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.