Feriado de finados vai movimentar cemitério

É esperado que até o dia 2 de novembro, passem pelo cemitério em torno de 30 mil pessoas. Saiba os horário e prazos para limpeza, reformas, construções e visitas nesse feriado

O Dia de Finados ou Dia dos Mortos é celebrado anualmente em 2 de novembro. No Brasil, esta data é um feriado nacional.

A celebração de Finados é bastante importante para algumas religiões, principalmente para a Igreja Católica, que considera esta data como um momento especial de homenagem a todos os entes queridos que já morreram.

Nesta data, o movimento nos cemitérios é intenso, pois muitas pessoas vão deixar flores e fazer orações nos túmulos de familiares ou amigos.

A diretoria do cemitério municipal de Rolândia orienta sobre as datas, prazos e horários que antecedem a data para que os parentes possam fazer limpezas, pinturas, reformas ou construções dos túmulos.

A Administração de Cemitérios do Município de Rolândia (ACMR) informa os prazos para as providências alusivas ao Dia de Finados: 

Dia 27 de outubro (sexta) encerra o prazo para reformas e construções. 

A partir do dia 28 os portões ficam fechados para a entrada de veículos.

No dia 29 de outubro (domingo) encerra o prazo para limpeza nos túmulos. 

A partir do dia 30 de outubro (segunda) os registros de água serão fechados.

Aos interessados em comercio na frente do cemitério deve procurar os Vicentinos para locação de espaço.

Um detalhe deve ser observado pelos visitantes, pois os portões ficarão fechados para entrada de veículos nos dias 28, 29, 30 e 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, exceto funerárias. A diretoria aconselha que se alguém que tenha dificuldade de locomoção for até ó cemitérios nestas datas, deve levar um meio de transporte como cadeira de rodas tendo em vista que veículos estarão impedidos de entrar no cemitério.

A diretoria ainda alerta que a comercialização de produtos na frente do cemitério está sobre responsabilidade dos vicentinos. Então quem quiser comercializar produtos nesta data deve se dirigir até a sede dos vicentinos e alugar o espaço, explica Alexandre Brunozi, diretor do Cemitério Municipal.

NOVO CEMITÉRIO

foto materia novo cemitério Rolândia ManchetedopovoCom tempo de vida útil já vencido o Cemitério Municipal de Rolândia quase não tem mais espaço para sepultamentos e a construção de um novo cemitério é discutida há alguns anos. Em fase final o novo local denominado Cemitério Parque Municipal de Rolândiadeve ser liberado no próximo ano após as últimas licenças e adequações.

A reportagem do Jornal MANCHETE DO POVO procurou a diretoria do cemitério municipal de Rolândia e questionou os prazos e datas previstas para inauguração do novo cemitério que está sendo edificado ao lado do Contorno Norte, nos fundos dos Conjuntos HenriqueBerger e Rosângelo com acesso pela Avenida Europa. Na primeira etapa de edificação do novo Cemitério municipal, estão sendo investidos R$ 1,7 milhão e a capacidade de sepultamento será de até 1.200 vagas.

Nesta edição está publicado o pedido de licença ambiental de instalação e de operação do novo cemitério municipal.

O Diretor do Cemitério Municipal, Alexandre Brunozi, explica que toda documentação foi preparada, mas que o IAP (Instituto Ambiental do Paraná) exige que se monitore a água do subsolo antes de começar os sepultamentos. Serão feitos dois poços de monitoramento e a licitação já está em andamento. Também já está sendo licitada a empresa que vai ficar responsável pela coleta da água e análise, garante.

Quanto ao prazo para entrega do novo cemitério, Brunezzi explica que depende das liberações do IAP e questões burocráticas que estão em fase final.

Rodrigo Stutz 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.