Também fazemos parte deste mundo

Acontece no próximo sábado (07), uma exposição fotográfica da AMARE (Associação de Mães Especiais de Rolândia) em parceria com a fotógrafa Ana Paula Paulino, com o foco da conscientização do dia mundial do autismo que ocorreu na última segunda (02). A campanha intitulada “também fazemos parte deste mundo” será em homenagem às crianças portadoras de autismo.

AO VIVO Confira um pouco da aula funcional na praça da igreja Matriz. Uma das atividades alusivas à Semana Mundial da Conscientização do Autismo.

COMPARTILHE essa mensagem!

Saiba mais sobre a AMARE

 

Confira um pouco da aula funcional na praça da igreja Matriz. Uma das atividades alusivas à Semana Mundial da Conscientização do Autismo. COMPARTILHE essa mensagem! Saiba mais sobre a AMARE https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1654365924600557&id=335616906475472

Posted by Manchete News on Thursday, April 5, 2018

A exposição tem como intuito falar sobre cada criança participante tendo em vista a história de vida de cada uma delas, por intermédio, da fotografia. Ao todo 18 pessoas foram fotografadas por Ana Paula, a maioria crianças, com exceção de um adolescente.

Ana Paula que trabalha com fotografia há aproximadamente 10 anos dedica seu trabalho a crianças, gestantes, famílias, aniversários, batizados e eventos em geral.

Ana Paula falou um pouco sobre a experiência de ter participado do projeto. “Um sentimento de amor e gratidão e tive o privilégio de participar de uma iniciativa como essa, um momento de grande crescimento pessoal e profissional onde posso, com o meu olhar fotográfico, registrar um pouco do que cada um quer transmitir, mas respeitando sempre suas condições”.

A AMARE é uma associação criada em 2016 por Cinthia Furzan (presidente), Lourdes Albara (tesoureira), Maria Claudia e Anna Concatto para auxiliar as mães que possuíssem filhos autistas. De início o projeto começou tímido atendendo apenas mães com filhos autistas, porém a associação cresceu e se expandiu fazendo o atendimento de todas as mães especiais que tivessem interesse em participar.

Hoje a AMARE conta com 76 pais participantes e continua a expandir o projeto. Cinthia contou um pouco sobre as dificuldades que a AMARE sofre. “Em primeiro lugar a inclusão escolar, mas isso não é somente no nosso munícipio e sim no Brasil inteiro, mas estamos lutando para mudar isso ao menos aqui em Rolândia. Segundo, atendimento oferecido pelo SUS. Não temos neuropediatra, fonoaudióloga, psicóloga, terapeuta ocupacional, fisioterapeutas, enfim, o SUS não tem contribuído. E por fim o preconceito. Precisamos nós enquanto mães e pais ensinar nossos filhos a respeitar as diferenças, seja ela qual for”.

A presidente da AMARE vai além e deixa um recado “as pessoas que ajudam a tocar a AMARE, são as próprias mães, todas estão juntas e usamos este lema; juntas somos mais fortes. Com amor tudo se vence” afirmou Cinthia.

O que é autismo?

O autismo é uma doença que causa problemas no desenvolvimento linguístico, na socialização e interação com o mundo exterior, influenciando as atitudes de cada portador da doença. Não há cura para o autista, mas há tratamento para que o indivíduo possa se socializar com as pessoas à sua volta.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), estima-se que mais de 70 milhões de crianças sofram com a doença ao redor do mundo. Já em âmbito nacional a estimativa é de mais de dois milhões de casos de autismo.

Existem várias nomenclaturas para o autismo, dentre as mais famosas estão: O autismo tradicional ou clássico, e a síndrome de asperger esta última tendo como características principais agressividade ligada ao comportamento. Incapacidade de coordenação muscular. Sentimento de raiva, ansiedade e solidão, e em muitos casos, é comum o portador de asperger pode sofrer com depressão.

Fontes: Minuto Saudável  / Hospital Israelita A. Einstein.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.