Viva a vida com o Dr. FIB e a psiquiatria sem fronteiras

dr fibAcompanhado de seu parceiro, um Borderlata de três anos chamado Butão, Davi reflete: “…não adianta você ganhar um milhão de reais por mês e ao sair na rua levar uma bala perdida, ir nadar no mar todo poluído, abrir a torneira e não ter água. (…) Que riqueza é essa?”. Confira também “Os pensamentos do Butão” em www.vivavoce.com.brUma história cheia de emoção, acontecimentos que passa uma lição de vida simples e fácil de entender. O psiquiatra viaja o mundo para dizer às pessoas que as coisas simples são mais importantes que fama, dinheiro e posses. Um simples abraço pode curar mais que tratamentos longos e dolorosos.

Davi Vidigal relata que começou há cerca de dois meses uma volta ao mundo e já percorreu alguns pontos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e seu próximo destino é o Mato Grosso do Sul, na cidade de Bonito.

Com 25 anos de experiência seu objetivo é sair do escritório e desenvolver uma psiquiatria diferente. Ele criou um hospital psiquiátrico em Balneário Comburiu com quase 30 leitos. Em 2010 ele arrendou o hospital e resolveu se dedicar à psiquiatria sem fronteiras, um projeto que tem por objetivo pesquisar sobre o comportamento humano. “De cada dez pessoas internadas por depressão nove não são de fato (…) Na verdade as pessoas sofrem de dor de cabeça, falta de dinheiro, dor de cotovelo, dor de mil coisas, mas não é depressão (…)A maioria é um desacordo do viver, as pessoas nascem e vão vivendo na ansiedade da conquista, conquista, conquista, vão ficando insatisfeitas e por conseqüência doentes”, analisa.

Autor do livro “Viva Você, sem peixes no muro”, ele visa movimentar a psiquiatria de uma nova maneira. Há muitos anos iniciou um processo de trabalho com palestras que mostra a necessidade de se tomar uma atitude.

Em Rolândia ele pintou o túmulo onde estão enterrados os avós Urias Severiano Vidigal, Belmira Vidigal e o tio Nicesio Vidigal. “Eu vejo a morte de outra forma, por isso pintei o túmulo dos meus avós de uma forma feliz (…) Essa breve existência que chamamos de vida entre o nascimento e a morte é muito pequena para ficarmos sofrendo com as angústias do dia a dia (…) O que pintei no túmulo é a minha filosofia, Viva Você”, explica.

Happy Trip World, Viva Você e o conceito FIB!

O psiquiatra revela que a volta ao mundo deve durar cinco anos e ele pretende passar seis meses no Pé do Himalaia, em um pais chamado Butão. Lá existe um indexador econômico chamado FIB que significa Felicidade Interna Bruta.

Ele explica que FIB se diferencia do PIB, Produto Interno Bruto, porque além das questões monetárias lá em Butão, também é considerada riqueza o bem estar da população, o meio ambiente, a cidadania, a boa governança. “Eles querem dizer que não adianta você ganhar um milhão de reais por mês e ao sair na rua levar uma bala perdida, ir nadar no mar todo poluído, abrir a torneira e não ter água. (…) Que riqueza é essa?” questiona para fazer refletir.

Em sua busca, Dr. FIB resume a felicidade com base na mesma pergunta que já fez para centenas de pessoas. Para você o que é a felicidade? Ele conta que em Rolândia também a resposta foi a mesma quando perguntou ao coveiro do cemitério. “É estar com quem gosta, não ter dívidas e ter um trabalho”.

Mais informações você confere no site do Dr. FIB www.vivavoce.com.br. Também é possível conferir as aventuras de Davi Vidigal através do facebook e ao vivo pelo periscope.

Ouça a entrevista completa em www.manchetedopovo.com.br

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.