UEL é destaque entre as melhores universidades do mundo
Instituição lidera como a melhor universidade estadual do Sul do Brasil, segundo o The World University Ranking 2025.
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) está entre as melhores instituições de ensino superior do mundo, de acordo com o The World University Ranking 2025, elaborado pela consultoria britânica Times Higher Education. O levantamento posiciona a UEL como a melhor universidade estadual do Sul do Brasil e a 20ª melhor do país entre 61 instituições brasileiras avaliadas.
Desempenho no ranking
A UEL figura no grupo das 1501 a 2000 melhores universidades do mundo, ao lado de outras instituições paranaenses, como as universidades estaduais de Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). No contexto nacional, a Universidade de São Paulo (USP) lidera, sendo a única latino-americana no top 200 mundial.
Avaliação por indicadores
A UEL obteve grande destaque nos quesitos de Ambiente de Pesquisa e Ensino, ficando na 16ª e 17ª posição, respectivamente, entre as universidades brasileiras. Segundo Alexandre Urbano, diretor de Avaliação e Acompanhamento Institucional da Pró-reitoria de Planejamento (Proplan), os pilares de pesquisa, ensino e internacionalização foram os principais responsáveis pelo desempenho da universidade.
“A UEL vem crescendo continuamente, com uma taxa de crescimento de 6,03% no pilar de ensino e 12,09% no ambiente de pesquisa”, afirma Urbano.
Contribuição para a sociedade
Para a reitora da UEL, Marta Favaro, o reconhecimento internacional é resultado de mais de 50 anos de dedicação à formação acadêmica e à pesquisa. “A UEL cumpre sua missão de transformar socialmente e economicamente a sociedade, formando profissionais de excelência e realizando pesquisas que impactam diretamente a comunidade”, destacou a reitora.
UEL em outros rankings
A UEL também se destaca em outros rankings internacionais, como o THE Impact, no qual a universidade é a segunda melhor do Brasil na implementação de ações sustentáveis. No QS World University Ranking, é a quarta melhor universidade estadual do Brasil e a 29ª melhor instituição de ensino superior do país.