ATENÇÃO PROPRIETÁRIO DE IMÓVEL RURAL

O documento pode ser expedido eletronicamente, por meio do endereço  sncr.serpro.gov.br/ccir/emissao.

O CCIR é uma espécie de “carteira de identidade” do imóvel, que comprova a regularidade do bem junto ao Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), base de dados do governo federal, gerenciada pelo Incra, na qual constam informações de imóveis rurais em todo o país.

 

 

Para a emissão é necessário informar o código do imóvel junto ao Sistema Nacional de Cadastro Rural, o CPF do detentor, a unidade da federação e o município de localização. A validação está condicionada ao pagamento da Taxa de Serviço Cadastral (TSC) na rede de atendimento do Banco do Brasil, por meio da Guia de Recolhimento da União, gerada pelo próprio sistema.O valor – a ser quitado até 5 de dezembro – varia conforme o tamanho da área. Até 20 hectares, serão cobrados R$ 3,91. Entre 20 hectares até mil hectares, os R$ 3,91 são acrescidos a cada 50 hectares. Já para áreas superiores a mil hectares, a cobrança da taxa aumenta a cada mil hectares.

Caso o prazo para pagamento tenha expirado ou se houver pendências relativas aos anos anteriores, é necessário emitir novo CCIR já que o próprio sistema atualizará os valores a serem cobrados. Se o sistema impedir a emissão do CCIR via internet, o proprietário deve procurar o posto do INCRA de Rolândia, que mantém parceria com a Prefeitura e presta atendimento de segunda à sexta – feira, das 12h às 18h na Rua Santa Catarina, 1396 – centro, no prédio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, tendo Rafael Nehrke como Representante Regional da Unidade Municipal de Cadastramento, autorizado pela Superintendência Regional do Estado do Paraná – SR/09. 

Vale lembrar que o CCIR é indispensável para transferir, arrendar, hipotecar, desmembrar, remembrar e partilhar qualquer imóvel rural. É Essencial também para a concessão de crédito agrícola, pois é exigido por bancos e agentes financeiros. Para mais detalhes, o telefone é 3156-0333. 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.