O Governador do Paraná Ratinho Junior, sancionou ontem quinta-feira(22) uma lei que irá permitir o parcelamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) de 2020,que já tenha vencido mas ainda não sido pago neste ano

O projeto é único e de autoria do poder Executivo, a média leva em consideração as dificuldades econômicas causadas pela pandemia do novo coronavírus. Antes só era possível parcelar no ano seguinte ao vencimento.

Para o Governador a Medida vai ajudar os paranaenses a regularizarem as contas e a situações de seus automóveis. “A medida vai ajudar os contribuintes a regularizarem a situação de seus veículos. Sabemos que muitos paranaenses foram impactados pela pandemia e acabaram não conseguindo quitar as tarifas”, afirmou Ratinho Junior.

 O governador ainda destacou a queda de arrecadação devido a pandemia, e explicou que essa é outra razão para que a medida fosse aplicada aqui no Paraná. Segundo a Secretária de Fazenda até junho deste ano a inadimplência do IPVA era de cerca de 23,7%, no primeiro trimestre de 2020. Já no ano de 2019, a inadimplência no mesmo período era de 20%.

Esse parcelamento valerá para todos os veículos adquiridos até 31 de dezembro de 2019, e que o tributo não esteja inscrito na dívida ativa do Estado.

Os parcelamentos podem ser divididos em até seis vezes e devem ser realizados até o dia 17 de agosto no site da Secretaria de Estado da Fazenda (www.fazenda.pr.gov.br). Todos as multas, juros e encargos serão acrescidos nas parcelas conforme o projeto de lei.

Após o primeiro pagamento, o parcelamento é enviado ao Detran que já poderá  emitir o documento de licenciamento do veículo

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.